segunda-feira, 4 de abril de 2016

LEITURAS 2016 - XIV- "MENTIRA" - Enrique de Hériz



"MENTIRA" do espanhol Enrique de Hériz, é um livro que, apesar de publicado em 2006, desconhecia em absoluto. São mais de quinhentas páginas que nos revelam a história de três gerações de uma família. Não direi que foi um livro que não me cativou mas também não posso dizer que me "agarrou" e creio que metade das páginas chegariam para nos revelar esta (imaginativa) história, que até começa com uma surpresa.

Uma antropóloga espanhola (especialista em ritos funerários), durante uma viagem de trabalho à Guatemala, descobre que foi dada como morta, depois de esquecer a mochila com a documentação junto de um cadáver feminino, quando os jornais do seu país noticiam o seu falecimento num acidente. Ao saber que a filha identificou erradamente um cadáver mutilado como sendo o seu, decide manter a verdade escondida e continuar "morta", evitando assim regressar a uma vida junto da família (tem marido e três filhos).
A partir desta MENTIRA inicial sucedem-se outras que vão revelando a história de três gerações de uma família.

Mas livros de quinhentas ou mais páginas (formato José Rodrigues dos Santos) só com "selo" de garantia...(e este não é bem o caso).

enrique de hériz - n. Barcelona 1964


3 - razoável

0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra-prima 


Sem comentários:

Enviar um comentário