quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

LEITURAS 2015 - LIII (53) - "NÃO SE ENCONTRA O QUE SE PROCURA" - MIGUEL SOUSA TAVARES


Sempre vi na pessoa de Miguel Sousa Tavares, um homem coerente, de carácter e verticalidade; contudo, ultimamente já o "apanhei" nalgumas contradições, nomeadamente naquelas em que os seus interesses poderão estar em jogo, que me levam a pensar que afinal as tais qualidades que eu retinha poderão assim deixar muito a desejar...

É de MIGUEL SOUSA TAVARES o livro que acabei de ler (penso que seja o último que escreveu) "NÃO SE ENCONTRA O QUE SE PROCURA". 

É um livro biográfico, uma mistura de textos muito diferentes, num registo diário em que há de tudo pois nele se fala de viagens, de escritores (Stevenson, Hemingway, E.T.Lawrence, Hugo Pratt (Corto Maltese)), de situações que, no a dia que, a todos nós se nos deparam. 

Aqui explana as suas paixões (o prazer de fumar, o F.C.Porto, a caça, os passeios todo o terreno, os locais onde gosta de se refugiar, seja no Brasil, seja  no Alentejo, em suma, a boa vida -quem não gosta?-).




Não deixa também de abordar os seus ódios de estimação (a nouvelle cuisine -essa moda realmente grotesca-, o Facebook e demais redes sociais, as revistas cor-de-rosa, os não fumadores, ou melhor o fundamentalismo dos não fumadores, só não fala do seu anti-sportinguismo fundamentalista que semanalmente passa ao papel (quase destilando ódio) no jornal A Bola, às terças-feiras).

O registo diarístico, acompanha as estações do ano e não deixam de ser interessantes as suas reflexões pessoais sobre o dia a dia.

De MST apenas não li "Rio das Flores" e "Madrugada Suja" e este livro (mediano) parece querer confirmar (me) que MST será afinal escritor de um livro só-EQUADOR-, já que os restantes são realmente medianos, exceptuando talvez o "SUL" que é um bom livro de viagens. 
Mas é um grande jornalista

Sem comentários:

Enviar um comentário