quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

LEITURAS 2015 - XLIX - "A ILHA DE CARIBOU" - DAVID VANN


Um casamento de mais de mais de duas décadas, completamente à deriva, um casal virado do avesso. 

Quando ainda criança. Irene vê o cadáver da sua mãe pendurado numa trave da sua casa. O suicídio da mãe irá marcar a sua vida e dos que a irão rodear ao longo da mesma.

Quando Gary, marido de Irene pretende, após ambos estarem reformados, cumprir um velho sonho (construir uma cabana nas margens de um largo gelado e inóspito do Alasca), começa a tormenta que irá destruir a vida deste casal.    

É um livro duro, um livro pesado sobre a complexidade das relações humanas, sobre a solidão e a complexidade de um casamento longo, e muito longe de ter sido um casamento feliz. 

Gostei, embora por vezes as descrições sejam demasiado lentas o que conduz a um certo arrastamento na leitura. Não deixa contudo de ser um bom livro. Não vou aconselhar nem desaconselhar porque isto de se aconselharem livros é muito subjectivo dado que ninguém pensa do mesmo modo e nem todas as pessoas vêem as coisas pelo mesmo prisma; eu gostei, embora não seja do melhor que li ultimamente, em bom português: -assim assim-.

Não posso deixar de realçar a excelência dos livros desta editora (Ahab Edições), são magníficos, livros que apetece ler, que apetece tocar, que apetece transportar. Quem gosta de livros sabe do que estou a falar.  

David Vann, n. Alasca 1966

Sem comentários:

Enviar um comentário