domingo, 3 de janeiro de 2016

A LOCOMOTIVA HUMANA - LEITURAS 2015 - LIV (54) - "CORRER" - JEAN ECHENOZ


Resultado de imagem para a locomotiva humana


Neste excelente livro (baseado em factos reais), Jean Echenoz dá-nos a conhecer a vida excepcional do maior atleta checo, consagrado como um dos maiores fundistas de sempre -EMIL ZATOPEK, que era reconhecido facilmente por ter um estilo de corrida pouco ortodoxo, e que cometeu um feito único na história do atletismo olímpico, ao ganhar numa única olímpiada (Helsínquia 1952) os 5.000 metros, os 10 mil metros e a maratona, conhecido como a locomotiva humana e reconhecido como herói nacional.




Zatopek era na verdade inconfundível: desengonçado (os seus braços permanentemente dobrados, faziam lembrar as asas de um assador de castanhas). Não escondia uma impressionante máscara de esforço (as suas caretas eram curiosas para não dizer assustadoras). Só descobriu o atletismo quando tinha 18 anos ao participar acidentalmente numa prova de crosse. A partir desse dia, o checo submeteu o corpo a um trabalho físico anormalmente duro e intenso e durante os treinos utilizava botas da tropa em vez de sapatos apropriados.

É um livro comovente e emocionante que percorre quarenta anos de história descrevendo os  maiores sucessos deste grande atleta, tal como as difíceis relações com o poder vigente e as perseguições políticas que praticamente ditaram o fim da sua carreira. 


depois do sensacional triunfo na maratona, Emil recebeu da esposa Dana, o beijo da consagração

À data dos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952, estava casado com Dana Ingrova que, na mesma olimpíada, venceu a prova de lançamento do dardo.
Emil Zatopek morreu em Praga aos 78 anos, em 20.11.2000. 
Sempre foi uma pessoa sorridente, aberta e tranquila. Exemplo de atleta e de vida. 

o autor do livro, Jean Echenoz, Orange-France-1948 
    

Sem comentários:

Enviar um comentário