domingo, 8 de maio de 2016

LEITURAS 2016 - XVII - "O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON" - F. SCOTT FITZGERALD


Benjamin Button é um homem que viveu uma vida ao contrário.

Nasceu com cerca de setenta anos. Nasceu como um velho, com barba, olhos cansados e lacrimejantes. Só que à medida que vai vivendo vai rejuvenescendo, o que lhe vai permitir viver as situações mais extraordinárias, que a idade/aparência lhe vão permitir, como a entrada na escola, na universidade, no exército, o casamento com uma linda mulher de cerca de vinte e poucos anos quando ele, na altura aparenta cerca de cinquenta, só que virá a altura em que ele parece ter vinte anos e ela já uma velha que, com o passar dos anos, vê o seu cabelo cor de mel tornar-se de um castanho sensaborão, o azul esmalte dos seus olhos adquirir o aspecto de louça de barro barata, enquanto que ele cada vez mais jovem e mais belo.

Benjamin Button morreu ao fim de setenta anos de vida com a aparência e a mente de um bebé.

Este pequeno e excelente livro de F. Scott Fitzgerald é desconcertante e constitui uma crítica maliciosa a uma sociedade que não admite ver para além das aparências.

Esta obra foi adaptada ao cinema e, convem salientar, é daqueles filmes que, ao contrário do que geralmente acontece, em nada é inferior a este bom livro.











2 comentários:

  1. Também eu, aliás, até gostei mais do filme do que do livro, ao invés do que é costume nestas situações.

    ResponderEliminar