sexta-feira, 20 de maio de 2016

"EU TENHO UM SONHO" - LEITURAS 2016 - XIX - "SONHO" - MARTIN LUTHER KING, JR



MARTIN LUTHER KING, JR. nasce a 15 de Janeiro de 1929 em Atlanta, Geórgia, no coração do Sul dos Estados Unidos, um local profundamente segregado e dilacerado pelas atitudes racistas e é assassinado a 4 de Abril de 1968, num hotel de Memphis, Tennessee-EUA. 

"Eu tenho o sonho de que os meus quatro filhos vivam num país no qual não sejam julgados pela cor da pele, mas sim pelo teor do seu carácter..."

Foi das escadas do memorial a Abraham Lincoln, em Washington, que a 28 de Agosto de 1963, MARTIN LUTHER KING se dirigiu aos 250 mil manifestantes e proferiu este discurso - I Have a Dream (eu tenho um sonho)- que ficará para a história  como um dos mais importantes do século XX; entre os manifestantes contavam-se muitos brancos e várias personalidades como Marlon Brando ou Paul Newman.

Este pequeno livrinho de 92 páginas ("PALAVRAS E INSPIRAÇÃO DE MARTIN LUTHER KING - SONHO") contém um pequeno resumo do que foi a sua vida e pequenos excertos dos seus discursos que proferiu ao longo dos seus catorze anos de actividade, na defesa dos direitos cívicos dos negros e em prol do seu semelhante.  

-O aspecto mais importante acerca de um homem não é a cor da sua pele ou a textura do seu cabelo, mas a textura e a qualidade da sua alma.

-Devemos desenvolver e manter a capacidade de perdoar. Aquele que é destituído do poder de perdoar encontra-se também destituído do poder de amar.

-Incentivar os outros a aceitar pacientemente os genuínos actos de injustiça que o próprio não está disposto a aceitar, é tudo menos um acto moral.


1 comentário: