
Foi a lembrança de Caryl Chessmann que me levou a este romance.
Efectivamente, dos primeiros nomes que me lembro de fixar, logo que comecei a ter entendimento, foi o de Caryl Chessmann, um ladrão, raptor e violador (o homem da lanterna vermelha), que morreu na câmara de gás em 2 de Junho de 1960, na Califórnia ( EUA), depois de julgado e condenado baseado apenas em provas circunstanciais. Ele próprio (Caryl Chessmann) fez a sua defesa. e lembro-me de quase diariamente ouvir este nome aos meus pais e no ambiente onde então vivia.
![]() |
Truman Capote 1924, Nova Orleães, EUA - 1984 |
"A SANGUE FRIO", que ando para ler há muitos anos, de Truman Capote é precisamente a narração verídica de um quádrupulo assassínio ocorrido realmente num lugarejo chamado Holcomb e situado no estado do Kansas (EUA). Todos os factos nele descritos são reais, mas a forma de os conceber e analisar pertence a Truman Capote. A realidade, também neste caso, é mais fértil do que a mais fecunda imaginação de qualquer romancista. Contudo, só um escritor de génio poderia ter desvendado essa realidade, e só à custa de três anos de apuramento dos factos e de mais três anos de redacção laboriosa é que teria sido possível fazer surgir esta verdadeira obra-prima da literatura.
As personagens, os locais, as situações, tudo neste livro me fascinou.
Excelente!
![]() |
os assassinos Perry Smith que, enquanto esperava pelo julgamento, escreveu um diário no qual falava sobre tudo, enquanto Richard Hickok lia romances de Irving Wallace e Harold Robbins |
![]() |
A família Clutter assassinada, na sua fazenda River Valley, Kansas EUA em 15.11.1959 (domingo) |
Sem comentários:
Enviar um comentário