segunda-feira, 16 de maio de 2016

LEITURAS 2016 - XVIII - "A SANGUE FRIO" - TRUMAN CAPOTE


Foi a lembrança de Caryl Chessmann que me levou a este romance.

Efectivamente, dos primeiros nomes que me lembro de fixar, logo que comecei a ter entendimento, foi o de Caryl Chessmann, um ladrão, raptor e violador (o homem da lanterna vermelha), que morreu na câmara de gás em 2 de Junho de 1960, na Califórnia ( EUA), depois de julgado e condenado baseado apenas em provas circunstanciais. Ele próprio (Caryl Chessmann) fez a sua defesa. e lembro-me de quase diariamente ouvir este nome aos meus pais e no ambiente onde então vivia.

Truman Capote 1924, Nova Orleães, EUA - 1984

"A SANGUE FRIO", que ando para ler há muitos anos, de Truman Capote é precisamente a narração verídica de um quádrupulo assassínio ocorrido realmente num lugarejo chamado Holcomb e situado no estado do Kansas (EUA). Todos os factos nele descritos são reais, mas a forma de os conceber e analisar pertence a Truman Capote. A realidade, também neste caso, é mais fértil do que a mais fecunda imaginação de qualquer romancista. Contudo, só um escritor de génio poderia ter desvendado essa realidade, e só à custa de três anos de apuramento dos factos e de mais três anos de redacção laboriosa é que teria sido possível fazer surgir esta verdadeira obra-prima da literatura.

As personagens, os locais, as situações, tudo neste livro me fascinou.

Excelente!    


os assassinos Perry Smith que, enquanto esperava pelo julgamento, escreveu um diário no qual falava sobre tudo, enquanto
Richard Hickok lia romances de Irving Wallace e Harold Robbins

A família Clutter assassinada, na sua fazenda River Valley, Kansas EUA  em 15.11.1959 (domingo)





Sem comentários:

Enviar um comentário