sábado, 28 de maio de 2016

"NOVO MUNDO MUNDO NOVO" - ANTÓNIO FERRO - LEITURAS 2016 - XXI


Resultado de imagem para novo mundo novo mundo antonio ferro jornal o publico  

"NOVO MUNDO  MUNDO NOVO" é o primeiro dos doze volumes da colecção "Quem vê capas vê corações", editada pelo Jornal O PÚBLICO, com capa de Bernardo Marques, um dos criadores dos anos 20, e reúne as crónicas referente à visita que o jornalista António Ferro fez à América, em 1927, e que foram publicadas no Diário de Notícias, enquanto enviado especial do jornal aos Estados Unidos. A longa viagem tinha o propósito principal de dar a conhecer, ao público nacional, a América e a comunidade portuguesa emigrada nos EU.

As crónicas sucedem-se ao ritmo do avião do ídolo da América de então (Lindbergh), do automóvel que então dava brado, do "comboio palace", a máquina de escrever e das novidades artísticas (e não só) da época.

"Novo Mundo, Mundo Novo" é um diário da viagem de um jornalista surpreendido - encantado, apanhado desprevenido por uma América que descobre, ao mesmo tempo que a dá a descobrir aos seus leitores.

Apelidado por muitos como o "inventor do salazarismo" António Ferro foi uma figura polémica mas também incontornável na cultura portuguesa da época, jornalista e político (Lisboa 1895-1956). Editor da revista Orpheu, esteve ligado ao grupo inicial dos modernistas, que teria em Fernando Pessoa a figura principal.

Obviamente que este livro, publicado há mais de 90 anos, terá tido um impacto totalmente diferente para quem o leu na época, já que, nesta altura, tudo está absolutamente fora do contexto do que é a América em 2016. Li-o com os olhos de quem vivesse em 1930; é esta a magia dos livros, que nos faz viajar não só pelo mundo mas também pelas diversas épocas.      

Curioso o facto deste livro ter tido (à época-1930) duas edições, uma em que a ilustração da capa é a encarnado e preto e outra em que a mesma ilustração é em azul e preto. Nesta edição de O Público foram disponibilizadas em banca duas versões de capa reproduzindo o que foi feito na primeira edição. 


Resultado de imagem para antonio ferro
António Ferro  -  1895-1956

2 comentários:

  1. Óptima ideia a divulgar este livro de viagens aos EUA. Pena não editarem, também, as obras de António Ferro que estão esgotadas. A edição fac-simile de 2016 é estupenda.

    ResponderEliminar