quinta-feira, 12 de maio de 2016

A LITERATURA NA TELEVISÃO


Falar de livros na televisão é como descobrir petróleo na Serra de Monchique. 

Sobre o tema, "Literatura aqui" é um dos raros programas da nossa televisão. Pedro Lamares é o apresentador, e passa na RTP2 às terças-feiras, por volta das 23h00.

Poderei até estar a ser injusto mas, sinceramente, o programa parece-me uma completa maçada, começando logo pela voz do apresentador que parece querer afastar todo e qualquer telespectador que se aproxime, pois aquela voz robótica e monocórdica é um apelativo à fuga (ainda por cima àquela hora)...

O programa mais parece um catálogo onde se rebuscam uns poemas, escolhidos e lidos por uma voz tão pachorrenta que é um verdadeiro apelo ao sono.


As raras reportagens sobre livros são tudo menos sobre livros; e quem gosta de livros sabe do que falo...
Porque não se vai à rua abordar as pessoas sobre livros? porque não se vai às livrarias falar com quem vende os livros? porque não se fala com personagens do mundo da música, da televisão, do cinema, da rádio, do desporto, da política, sobre livros?

Porque, por exemplo, não se aborda, uma vez por semana, em cada programa a obra de um escritor famoso? porque não se fala, uma vez por semana, de um grande livro? porque não se fala dos grandes escritores portugueses, nomeadamente dos esquecidos?   

É realmente um programa fraquíssimo e, pior do que isso, sonolento que afasta qualquer candidato a leitor e aqueles que são leitores só o vêem na esperança de que dali ainda possa sair algo que fale efectivamente de livros. Se pretende ser um programa elitista creio que nem isso terá conseguido...

Mais uma oportunidade perdida para se falar de livros e para desgosto dos que gostam de livros.





2 comentários:

  1. Amigo Severino,
    Completamente de acordo com o que escreveste, eu não teria dito melhor.
    Eu que faço parte, felizmente, daqueles que gostam de livros vejo o programa porque estou sempre à espera que surja algo de interesse durante os 30 minutos que dura o programa, mas....debalde.
    Não há nada que seja apelativo. Se é assim que pretendem conquistar leitores então direi que o efeito é precisamente o contrário.
    É como dizes, sonolento. Bom, para por milhares a dormir não havia outro como o Vitorino Nemésio e o seu programa "Se bem me lembro". Quando aparecia na TV o pessoal fugia em debandada que nem bandos de andorinhas.

    Abraço.

    Almeidinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém disse um dia:
      - Os livros são os nossos melhores amigos!
      (e nem discutem futebol)
      Abraço

      Eliminar