sexta-feira, 31 de julho de 2015

LEITURAS 2015 - XXVI - "SEMPRE O DIABO"



Há quanto tempo não lia um livro que me "amarrasse" assim? 

Desde a primeira página que fiquei preso e agarrado a este livro -sente-se logo que estamos perante um imenso livro, daqueles que estamos sempre ansiosos e a espreitar a página seguinte-.

Na linha do excelente "FERRUGEM AMERICANA", este "SEMPRE O DIABO" é o primeiro romance de Donald Ray Pollock, com uma escrita que me arrastou da primeira à última página, sempre, repito, ansioso pela seguinte; um enredo muito parecido ao que leio nos livros das excelentes Flannery O'Connor e Joyce Carol Oates.

Personagens cruéis, vingativos a respirar ódio por todos os poros, ambientes negros e terríveis em que não há lugar a mais nada para além do ódio, da maldade, da vingança de pessoas sem objectivos na vida arrastando-se em situações que apenas visam a degradação das suas e das vidas dos outros que se encontram à sua volta e dos que vão encontrando pelo caminho. E assim vamos conhecendo o ser humano, porque esta gente existe. Até a alma me doeu!

Localizado no sul do Ohio e da Virgínia, a intriga de "SEMPRE O DIABO" segue um elenco de bizarras e magnéticas personagens, desde o fim da Segunda Guerra Mundial até aos anos 60. 

Willard Russel veterano da 2ª. Guerra Mundial, atormentado pela carnificina no Pacífico Sul, uma personagem magnífica e duma grandeza imensa mas que perante o cancro terminal da sua esposa entra, como se costuma dizer, em "parafuso". Decide criar na floresta perto da sua casa um altar de orações onde sacrifica animais, vertendo o seu sangue sobre o tronco das orações e criando um ambiente absolutamente lunático e que marcam profundamente o seu filho Arvin, um adorador da imagem e da personalidade do seu pai, pois assiste a cenas absolutamente marcantes do seu progenitor, cenas tão bem descritas que há muito tempo não lia um livro em que para além das palavras eu VI as cenas!  

Se "CANADÁ" de Richard Ford foi o livro que mais gostei em 2014, este "SEMPRE O DIABO" foi, dos que li até agora, o que mais me prendeu e o que mais me encantou em 2015.

FASCINANTE!

Donald Ray Pollock - 01.01.1954 - Knockemstiff, Ohio, EUA



Sem comentários:

Enviar um comentário