sexta-feira, 17 de julho de 2015

LEITURAS 2015 - XXIII - "conta-corrente 5" - VERGÍLIO FERREIRA



O estilo e o modo de escrever de Vergílio Ferreira prendem-me. Cada palavra, cada frase é quase um ensinamento. E nestes diários que estou a reler isto é bem visível. 
Leio e releio e é sobretudo na releitura que confirmo o grande escritor que foi.

Este "conta-corrente 5" aborda os anos de 1984 e 1985 e é, tal como os quatro anteriores, excelente. 
Permito-me salientar alguns trechos que anotei:

-A vida devia ser insuportável se inteiramente previsível.

-Um vilão não é de perder a oportunidade quando tem a vara na mão.

-O que mais se vê é o que nunca se vê. Por exemplo, ao lado deste sofá onde todos os dias me sento tenho uma estante de livros. Olhos todos os dias nunca os vejo.

-As histórias dos romances lidos, por exemplo, evaporam-se como ar.

-O comer e o coçar vai do começar.

-Num mundo de cegos quem tem um olho é aleijado.

-O contrário da justiça é a caridade.


Vergílio Ferreira - 1916 - 1996


Sem comentários:

Enviar um comentário