quinta-feira, 9 de julho de 2015

LEITURAS 2015 - XXI - BARTLEBY & COMPANHIA - ENRIQUE VILA-MATAS





Bartleby é uma memorável personagem de um conto de Herman Melville, um escriturário que faz cópias de documentos burocráticos e que dia após dia entra no escritório, onde, aliás, vive, aparenta não ter vida para além da sua mesa de trabalho não conversando com ninguém, escondendo-se no seu canto, e que, quando o encarregam com algo ou lhe perguntam qualquer coisa sobre si, responde invariavelmente: PREFERIA NÃO O FAZER.


Bartleby o escriturário 

Nesta obra, Vila-Matas dedica-se a escrever sobre escritores "bartleby", isto é, aqueles que não escrevem ou estão longos períodos inactivos, paralisados devido a prolongadas crises de inspiração, adiando a hora de escrever ad infinitum... 

Um desses escritores "bartleby" foi o suiço Robert Walser que passou os vinte e oito últimos anos da sua vida encerrado em manicómios, entregue a uma frenética actividade de letra microscópica, fictícia e indecifrável numa linguagem sem qualquer sentido, nuns minúsculos  bocados de papel.


Robert Walser - Suiça  1878-1956
Fala-nos daqueles escritores que se apagam para deixar que os outros assinem as suas obras, como é o caso da autora de "O Divã", um conto assinado por Göethe e escrito pela sua amante.

Dedica ainda a sua atenção a Kafka, Samuel Bechett, Hermann Melville, Marcel Proust, Fernando Pessoa, incluindo ainda muitos outros escritores. 

Talvez devido às grandes expectativas que depositei neste livro, fundamentalmente devido à extraordinária personagem de Herman Melville, este livro não correspondeu inteiramente à expectativa que nele depositava; quase sempre isso me acontece quando a expectativa é demasiado elevada.  

Não deixa no entanto de, na minha perspectiva, ser um bom livro deste excelente escritor espanhol.
Enrique Vila-Matas - Barcelona 1978

Sem comentários:

Enviar um comentário