quarta-feira, 4 de abril de 2012

VIAGENS DE FINALISTAS


Todos os anos por esta altura das férias da Páscoa, milhares de alunos finalistas (finalistas???), se deslocam em manada para o sul de Espanha.
São crianças que não terão mais de 17 anos, autênticos imberbes e, na quase totalidade, absolutamente irresponsáveis, e que para ali se deslocam para durante 2, 3 dias andarem ao molho como carneiros, ingerindo alcool até caírem para o lado em estado comatoso, para além da droga e de outras orgias.
Depois acontecem mortes choradas/lamentadas por aqueles que teriam a responsabilidade de lhes ensinar o caminho e os educar mas que só se lamentam depois das coisas acontecerem, não tendo o discernimento necessário para actuarem antes e saberem dizer não quando é fundamental dizer não para que não aconteçam situações como têm acontecido sempre nestas viagens de finalistas (este ano caíu mais um da varanda, para o ano haverá mais...); é uma situação absolutamente preocupante, confrangedora e desonrosa para quem tem a obrigação de educar/formar, mas que disso parece não fazer a mínima idéia do que seja.

Quer dizer o país está em crise, é só lamúria e depois deslocam-se para outro país cerca de 6 mil crianças portuguesas, completamente à balda e ao molho e fé em Deus, na maior e mais completa balbúrdia e desorganização.
E os responsáveis? Ninguém actua? Ninguém é responsabilizado? Só se sabem lamuriar depois do acontecido? Ou então (os paizinhos) rirem-se das proezas depois contadas pelas crianças?

Já dizia o Dr. Lobo Antunes: a escola fácil torna a vida difícil, a escola difícil torna a vida fácil

2 comentários:

  1. É evidente que isto pode acontecer a qualquer um, mas o cerne da questão está sobretudo na matéria de que foi feito o berço onde estes jovens foram embalados.
    Quando chega a idade da descoberta e da afirmação, o perigo espreita.
    Nunca fui muito apologista destas viagens, apenas pela quantidade de adolescentes envolvidos. É que, um bom rapaz quando acompanhado por maus rapazes, torna-se um rapaz mau.
    Depois, quando passa a euforia e chega uma nova madrugada, já é tarde para reparar o que foi feito, muitas vezes com consequências enormes para o resto da vida.
    Como é cara a liberdade!

    ResponderEliminar
  2. Quando os limites dos limites, são muito ultrapassados, depois as consequências, estão patentes.
    Todos os factos que acontecem, fazem ainda, parte da imensa falta de cultura, que não existiu e outros, nos tempos dos freios, e jamais regressem.
    Os mais velhos, ainda têm muito trabalho pela frente, para fazer passar a "palavra" e segura, para a prudência, mais que importante, na Vida Humana e não só, dos Vindouros actuais e futuros, a Liberdade, poder ser cada vez, mais uma Realidade, ser Bem Segura, e Crescente.
    W

    ResponderEliminar