domingo, 8 de abril de 2012

POR ONDE ANDEI EM 2011 - VI

Tal como tinha salientado na minha anterior crónica sobre estas minhas andanças, é nos princípios de Abril que me irei encontrar com GEORGE ORWELL que, tal como eu, vindo de Paris, regressou a Inglaterra no Natal de 1929. Os três anos seguintes passamo-los a vagabundear, experimentando altos e baixos. "NA PENÚRIA EM PARIS E EM LONDRES", através da personagem Bozo, é Orwell que discorre acerca da pobreza e investe sobre a dignidade de todos os seres humanos, mesmo os pedintes sem eira nem beira.
George Orweel conta as suas histórias de precário e mal pago trabalhador num Hotel e de vagabundo nestas duas cidades, as diferenças entre estas e as suas gentes e hábitos. Orwell relata a vida de um sem-abrigo, as suas amarguras e também, os pequenos prazeres e hábitos que vai criando por forma a encontrar motivações no seu dia-a-dia. São deveras interesantes as caracterizações que Orwell faz sobre os centros de acolhimento em Londres ou o papel do túneis do Metro de Paris. Um bom livro.
Meados de Abril, retorno a Portugal e é com MIGUEL TORGA (pseudónimo do médico transmontamo Adolfo Correia da Rocha) que sinto através desta obra (OS BICHOS) escrita em 1940, a contradição entre a vida e a cultura de uma sociedade, através da apresentação de animais com sentir humano e vice-versa; uma irmandade entre homens e animais.

Cada capítulo desta obra possui um diferente protagonista.
- Nero: pequeno cão que, enquanto era pequeno, era adorado e querido por todos; mal cresceu, nunca mais ninguém quis saber da sua existência e acabou por morrer de solidão.
- Mago: gato ao qual lhe foi tirada a liberdade, por uma senhora; consequência: desdém por parte dos amigos de Mago.
- Madalena: humana grávida que, farta da vida que tinha, tentou fugir da sua aldeia, acabando por abortar pelo caminho.
- Morgado: burro de carga que, quando ficou velho, perdeu grande parte da sua força e rapidez e, por tal razão, foi abandonado.
Há ainda o sapo charmoso que se achava muito entendedor da vida; o Tenório,
galo que, enquanto jovem, cantava bem e era galado por todos; na velhice
serviu de jantar!
MOGUEL TORGA - "OS BICHOS" ajuda-nos, entre outras coisas, a ver as atrocidades que os homens cometem para com os animais. Uma lição de vida.
Abril (ano de dois mil e onze) vai para além do meio tentando eu, naqueles dias, perceber os sentimentos de uma ocidental para deles vos dar conta na minha próxima recordação destas minhas andanças em 2011...

1 comentário:

  1. Meus Sinceros Parabéns Amigo, por Todos os Temas, que vens trazendo e expondo, relacionados com factos, muito importantes, na Vida do Ser Humano, PARABÉNS, e Encantado pela Figura, que eu Desconhecia de Ti.
    Um Grande Abraço, e Força.
    W

    ResponderEliminar