sexta-feira, 30 de março de 2012

PAIXÃO

Aqui há uma semana atrás, o árbitro de Setúbal Bruno Paixão, logo a seguir ao jogo que arbitrou (Gil Vicente-Sporting) foi aconselhado pela polícia a sair de casa devido a ameaças feitas à sua família. As ameaças terão envolvido a sua filha de sete anos. Todas as suas rotinas eram descritas ao pormenor, a localização do colégio, as horas a que entrava e saía e também os locais que frequentava habitualmente. A polícia levou em conta a descrição pormenorizada e aconselhou Bruno Paixão a sair de casa e a seguir para parte incerta.
Paranóia!
São situações em que só mentes doentias e/ou atrasados mentais poderão estar envolvidos.
Obviamente que errou, que tomou decisões que prejudicaram muito uma equipa, neste caso a equipa do meu clube, mas tal não justifica que se chegue a este ponto.
Não posso deixar de lamentar estas situações e devo até referenciar que os dirigentes do meu clube não se eximiram de mandar ainda mais achas para a fogueira quando, na minha perspectiva, em vez de atearem ainda mais o fogo tinham a obrigação senão de o apagar pelo menos de não o assoprar, claro que não digo que se devam branquear estas situações, mas se há incompetência do árbitro em questão (e houve) então serão os dirigentes da associação de que faz parte que terão de actuar.
Também me parece justo e por isso não posso deixar de salientar e louvar toda a actuação durante este processo, do treinador da equipa que foi fortemente prejudicada, nomeadamente as suas declarações após o jogo (até aquelas proferidas ainda a quente). Ricardo Sá Pinto, esteve simplesmente impecável dando uma lição de como se deve estar no desporto e na vida, sim porque por uma coisa eu tiro outra.
Efectivamente a sua actuação durante todo este desagradável imbróglio merece todos os elogios, por parte de todos os quadrantes de quem anda e de quem gosta de desporto, pois, ao contrário do que se calhar a maioria das pessoas julgava, deu uma verdadeira lição de fair-play e sobretudo de grande educação e de saber estar.
Simplesmente ao nível do grande clube que representa!

3 comentários:

  1. Há paixões que não podem ser analisadas com paixão.
    É certo que esta crónica até é bem moderada para aquilo que eu conheço do seu autor e muito me admira que a contenção de palavaras seja uma constatação.
    Acredito que pontualmente haja algum árbitro que se deixe influenciar por Eldorados inatingíveis, mas na sua genralidade, apenas são humanos - erram!
    A nossa visão, quase sempre facciosa é que não consegue colocar na balança, o deve e o haver!
    Sá Pinto tem-se portado muito bem. Julgo que assim se vai manter, mesmo que a ventura a ele não chegue, por mor da herança que recebeu. Veremos!
    Compaixão é a minha paixão!

    ResponderEliminar
  2. Já aqui expressei a minha opinião sobre as qualidades principais que um treinador deve ter para gerir jogadores jovens e endinheirados. O Sá Pinto parece-me reunir essas condições e até nos discursos para TV, ele é diferente da grande maioria que debita lugares comuns ou que nem isso o consegue.Não sou adepto dos leÕes mas sigo com atenção a novela.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Sporting C Portugal.
    Precisamos de Qualidade e Força, para nunca sermos esquecidos.
    Não devemos "gritar" aos ventos, mas com humildade e trabalho, os resultados vão aparecendo, e temos neste Valioso Clube, um exemplo.
    W

    ResponderEliminar