quinta-feira, 15 de setembro de 2011

OS MAL AMADOS - II













Do livro "Os Mal-Amados" de Fernando Dacosta, que ando a ler, já aqui transcrevi algumas passagens em que se falou de Raul Solnado e Fernando Pessoa. Hoje permito-me transcrever algumas passagens sobre outras duas grandes figuras portuguesas:


-Em termos comunicativos, Cunhal impunha-se como poucos. "O seu carisma funcionava, a sua imagem atraía pela seriedade, pela coerência".


Um dirigente da extrema-esquerda revelará que o então seu partido andou durante algum tempo a estudar o "tipo de mulher" preferido por Álvaro Cunhal.


O grupo pretendia infiltrar uma jovem na intimidade da dirigente comunista para lhe obter informações e confidências que permitissem atacá-lo. O estudo feito revelou que ele era especialmente sensível a "mulheres magras, angulosas, de seio frágil e temperamento forte". Nenhuma militante da associação aceitou, porém, representar o papel proposto. As tentativas ensaiadas goraram.se. A dura personalidade do visado inibiu-as de se lhe atirarem.

Quando se retira, delicia-se a ir com os netos (três) ao centro comercial de Cascais comer pipocas e hambúrgueres, ver cinema e jogar em computadores. "Gosto muito de ser avô, como gosto de ser pai, de ser companheiro, de ser irmão, de ser familiar empenhado no amor às pessoas que me são queridas. Também aos amigos. O amor e a amizade têm sido uma das grandes riquezas da minha vida".



Sobre Ramalho Eanes:


-"Um indivíduo com fome tem o direito de se apropriar do que precisa para sobreviver, isto é, tem o direito de roubar. O homem que está neste mundo é, pelo facto de estar, senhor dos bens deste mundo, se lhos retiram, deve assenhorear-se deles", diz-me Ramalho Eanes, ex-Presidente da República: "A revolução proletária não se esgotou com a morte do comunismo estalinista. Temos de retomar alguns dos valores de outrora, das utopias de outrora."


1 comentário:

  1. “ Olhe que não…” “Olhe que não…”.
    “Manuel Tiago / António Vale”, só não acreditou nas realidades actuais…, quem ainda… anda distraído…, ou então…

    http://www.cies.iscte.pt/destaques/documents/CIES-WP91Martinho.pdf

    www.vidaslusofonas.pt/alvaro_cunhal.htm

    1. Ã lvaro Cunhal - Uma Biografia PolÃtica
    alvarocunhalbio.blogspot.com/ - Em cacheSemelhante

    A retórica da arte desejável
    www.cies.iscte.pt/destaques/documents/CIES-WP91Martinho.pdfSemelhante
    Adicionou +1 publicamente. Anular
    Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat –

    OS MOVIMENTOS MODERNISTA E NEO-REALISTA E O DEBATE ...

    1. Álvaro Cunhal: a arte, o artista e a sociedade


    1. a grande dissidência: O Sol entrevista o autor

    1. Álvaro Cunhal - O Maior Português de Sempre?

    1. II Tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal: Uma obra ...

    O Partido com Paredes de Vidro

    Foi Assim1, segundo Zita

    Pensar nas realidades…, é importante…

    Em relação à 2ª.Personagem, ainda é cedo, para esquematizar algo.

    W

    ResponderEliminar