segunda-feira, 5 de setembro de 2011

OS MAL-AMADOS - I































Depois de uns "rápidos" dias de férias, continuo com livros, não os livros que entretanto li (alguns) mas com o que estou actualmente a ler: -"Os mal-amados", de Fernando Dacosta.



Os mal-amados tem a ver com algumas das personagens da vida portuguesa, nomeadamente da política, das artes, do desporto, da literatura, etc...Porque me pareceram interessantes algumas passagens desta obra, permito-me transcrever aqui algumas:



Por exemplo, sobre Raúl Solnado:



-Solnado significa sol-nascido, sol-nado; e Raul, luar ao contrário. Por isso, Raul Solnado é um ser de reverberações: dar luz (humor) aos outros fez-se-lhe destino. "Não sou rico nem sou pobre, que é o melhor estatuto que se pode ter em Portugal. A minha existência corre ao sabor da brisa...há, aliás, um lado bom na velhice, a tranquilidade e a sabedoria. Precisamos de recuperar o som do riso. O som do riso é um som muito bonito. Perigoso por vezes. Uma noite uma mulher morreu a rir no Teatro Variedades. Eu estava a representar a peça Oh, que Delícia de Coisa, do Miguel Grila, o autor da Ida à Guerra, quando vi, de repente, grande alvoroço nos balcões: uma espectadora falecera, sufocada pelas gargalhadas.".



Sobre Fernando Pessoa:



-"Somos, por temperamento, avessos à revolta, à agitação", sublinhava Fernando Pessoa. "Quando fazemos uma revolução é para implantar uma coisa igual ao que já estava. Ficamos os mesmos disciplinados que éramos. Não se conhece noutro povo tamanho apelo à desistência, à flagelação."



Muito interessante este "Os Mal-Amados" como, aliás, o são também os dois livros que já tinha lido deste autor ("O Viúvo" e "As Máscaras de Salazar"). Curiosissímas revelações de pessoas relevantes da vida portuguesa...

3 comentários:

  1. Solnado veste um casaco com um emblema do Benfica mas era adepto do Belenenses.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Severino,

    à dias passei os olhos pelo livro e o autor esqueceu-se do José Eduardo Bettencourt, um grande Português.

    Um abraço

    Pascoal

    ResponderEliminar
  3. Ó Amigo Pascoal mas não se esqueceu dum dos maiores e mais íntegros/honestos/dinâmicos empresários e grande português - Sousa Cintra.

    ResponderEliminar