quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O PRISIONEIRO QUE REGRESSOU DO INFERNO


Impressionou-me esta imagem que o meu amigo VV me enviou há poucos dias. E impressionou-me porque revolveu o meu subconsciente trazendo-me à memória algumas imagens semelhantes duma época vivida por mim e pela minha geração.

É Dieter Dengler piloto da marinha norte-americana (de descendência alemã) abatido e capturado no Laos durante os primeiros tempos da guerra do Vietname (1966).

Dengler, que liderou e organizou a fuga dum campo de prisioneiros vietnamita com mais outros seis prisioneiros, tem o mérito e o crédito de ser o único soldado americano a ter resgatado um outro e a ter regressado da selva do Laos com vida, depois de salvo por soldados norte americanos ao fim de 23 dias de fuga.
Só ele e o seu companheiro Pisidhi Indratat escaparam.

Esta sua fuga do inferno já foi relatada em livro (Escape from Laos) pelo próprio Dengler e no cinema num documentário realizado em 1997 pelo cineasta alemão Werner Herzog e está novamente aí nos cinemas contada no filme "Espírito Indomável".

Dengler, que se tornou depois piloto de testes e sobreviveu a mais quatro acidentes aéreos, faleceu em Fevereiro de 2001, vítima de doença prolongada.

1 comentário:

  1. Guerras, que utilizam o Ser Humano, o chamado "carne para canhão", são todas condenáveis no Planeta Terra, assim como todas as outras, que ajudam a destruir a Humanidade, bem como as pertenças, e sempre, em benefício, dos "entendidos" magnatas, devem terminar. Os gastos nessas situações maléficas, faziam acabar, de uma vez por todas, com a fome mundial, e os Humanos, passavam a ser tratados, com a dignidade desejada.
    W

    ResponderEliminar