segunda-feira, 10 de julho de 2017

"PAIXÕES" - ROSA MONTERO - LEITURAS 2017 - XIV


Resultado de imagem para paixões rosa montero

"História do Rei Transparente", "A louca da casa" e, sobretudo, o magnífico romance "Instruções para salvar o mundo" são excelentes livros que já li (e me atrevo a aconselhar-tarefa extremamente subjectiva-), desta escritora espanhola, ROSA MONTERO. 

Este "PAIXÕES" (cujo subtítulo é Amores e Desamores que mudaram a história) reúne uma série de histórias (18) de grandes paixões de épocas passadas ou dos nossos dias, que foram primeiramente publicadas no jornal EL PAÍS, depois de uma pesquisa intensa da autora por jornais e livros.

O trágico amor  de Inês de Castro e D. Pedro.

O pró-nazi duque de Windsor, (um espírito exorbitantemente sovina, apesar de riquíssimo) que abdicou do trono de Inglaterra para casar com a socialité, bissexual, esquelética e, igualmente, pró-nazi Wallis Simpson (tinha sido amante de diversos fascistas célebres), uma mulher dura, competitiva, egocêntrica e que esteve sempre à beira da anorexia. 
Quando, já velha e viúva, os médicos tiveram de lhe fazer uma intervenção cirúrgica, viram-se em palpos de aranha para a entubar devido às selvagens operações estéticas que tinha feito ao pescoço.

Sónia e Leão Tolstói que foi sempre terrivelmente contraditório: anjo e besta, génio e miserável.

O louco e incendiário amor entre Liz Taylor e o inteligente e culto Richard Burton.

Juan Perón e a mitómana (mentirosa) Evita que, quando criança, era calada, bastante medíocre nos estudos, totalmente anódina (insignificante) e que, quando morreu, tinha nos seus armários mais de 100 casacos de vison, 400 vestidos e 800 pares de sapatos. Contudo e apesar do seu nepotismo (favorecimento de parentes), Evita também participou na distribuição social da riqueza, já que criou mais de 1.000 orfanatos, 1.000 escolas, 60 hospitais para além de um sem número de centros para idosos.

O venenoso e dramático relacionamento entre os poetas Rimbaud e Verlaine.

A vida alucinada de Yoko Ono e (curioso) do violentíssimo John Lennon.

São dezoito pequenas histórias biográficas de grandes amores; cada uma não terá mais de cinco páginas, que li com muito interesse e que aumentaram significativamente o meu conhecimento neste campo da vida. 



Resultado de imagem para rosa montero biografia
Rosa Montero - n. 1951 em Madrid




nota 3,5  -  interessante

0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente
7-obra-prima


4 comentários:

  1. Por acaso ontem vi na FNAC-Chiado vários livros a €5,00 cada e, entre eles, estava "Instruções para salvar o mundo".

    ResponderEliminar
  2. Creio que será uma promoção ocasional.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Desconhecia os intempestivos casos de Tolstoi, John Lennon e do Duque de Windsor.
    Quanto a Verlaine e Rimbaud, o primeiro primeiro era demasiado possessivo e maldito. Adamo retratou-o numa das suas canções que eu adoro "Pauvre Verlaine". O segundo não deixou de ser uma potência literária, apesar duma errática vida e morte precoce.
    Já Evita, mitómana ou não, tomara que muitos governantes fizessem pelo povo o que ela fez pelo seu.
    Burton e Taylor, eram a estopa e o fogo, logo o incêndio era inevitável. A monstruosidade das suas interpretações, estão à altura das suas loucuras.
    Ambos temos o nosso tempo e também um dia eu serei conhecido como o adepto de futebol que resistiu às tuas incursões na minha sanidade mental, inatingíveis para quem não se cala.
    Ler - vale sempre a pena!

    ResponderEliminar