domingo, 30 de julho de 2017

"DESEJO SOBRE OS ULMEIROS" EUGENE O´NEILL - LEITURAS 2017 - XVII

Desejo sob os ulmeiros - Eugene O'Neill
Que grande livro!

Esta excelente peça de teatro, cujo texto, duro como os tempos de então, retrata muito bem o ambiente sulista daquelas noites quentes de Verão em que o personagem principal descansa numa cadeira de longos espaldares de madeira, debaixo do alpendre daquela típica casa sulista americana.

Todo o sonho americano e todas as suas vicissitudes estão aqui presentes, até o "cheiro" do ambiente tenso que anda no ar se consegue absorver, o fervilhar da tensão produzida pelas relações entre os três irmãos, o pai e a sua noiva, tal como se ouve assobiar o vento suave que se enovela debaixo dos ulmeiros que rodeiam a casa. 

De vez em quando "apanho" estas pérolas!  

Este "DESEJO SOB OS ULMEIROS" é o nº. 20 duma antiga e excelente colecção "Os livros das três abelhas", que comprei não há muito tempo num alfarrabista na baixa de Lisboa e é uma edição de 1963, com tradução do conceituado escritor e também dramaturgo Jorge de Sena.

É uma história muito violenta dum filho que deseja  a propriedade e a mulher do seu pai e é nomeada com uma das melhoras obras daquele que é considerado o maior dramaturgo americano do século XX - EUGENE O'NEILL, Prémio Nobel da Literatura de 1936.

Gosto imenso do tema abordado neste grande livrinho de apenas 144 páginas, o ambiente pesado e racial, as tensas relações das gentes do Sul dos Estados Unidos, do princípio do século XX, e que me traz à lembrança belíssimos livros sobre tema semelhante:
-"A sangue frio" e "A harpa de ervas", dois grandes livros de Truman Capote, 
o excelente, mas certamente pouco conhecido, "Sempre o Diabo" de Donald Ray Pollock, 
-"O coração é um excelente Caçador Solitário", "Reflexos num olho dourado" e "A balada do café triste", três grandes romances da magnífica Carson McCullers,
podendo ainda englobar nesta lista o grande livro "A filha do Coveiro" da escritora (com E grande), Joyce Carol Oates.


Imagem relacionada
Eugene O'Neill - Nova Iorque-EU-1888-1953



5 - muito bom

0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima







Sem comentários:

Enviar um comentário