domingo, 7 de fevereiro de 2016

LEITURAS 2016 - VI - "A HARPA DE ERVAS" - TRUMAN CAPOTE


Não sei se por influência do seu nome se da sua imagem sempre associei TRUMAN CAPOTE à Mafia, claro que injustamente (e sem qualquer ponta de verdade).

TRUMAN CAPOTE, que se descrevia a si próprio como um drogado, um alcoólico, um homossexual e um génio, faleceu em 1984, com 60 anos de idade e deixou-nos neste pequeno e excelente romance "A HARPA DE ERVAS" (uma edição do Círculo de Leitores, que comprei por 35 escudos em 29.10.1976), uma crónica de fundo sonhador, tudo aqui é irreal, tudo mergulha numa sonolência morna que o próprio ambiente desta pequena cidade do Sul dos EU favorece, através do calor que possuem as coisas, da população de hábitos antigos e gestos lentos, da sua gente de cor, do comércio provinciano e ambicioso, das suas ruas poeirentas, onde o asfalto queima durante o Verão.

Neste cenário quase irreal. movem-se, ou amam-se e odeiam-se, as personagens de um realismo que contrasta com o ambiente descrito. Envolve-as um clima de irresponsabilidade, e a força que muitas vezes usam é-lhes transmitida pelo próprio meio em que vivem. Assim, o cerne deste romance -a casa construída no cimo de uma árvore- é uma arma e um refúgio para Dolly, Catherine, Collin, três das várias e brilhantes personagens que neste livro me fizeram lembrar a escrita de Carson McCullers ou de Joyce Carol Oates.

Excelente este "A HARPA DE ERVAS" de TRUMAN CAPOTE.  


Truman Streckfus Persons, mais conhecido como Truman Capote - Nova Orleães-USA-1924-1984


Sem comentários:

Enviar um comentário