
J. RENTES DE CARVALHO é actualmente um dos grandes escritores portugueses vivos. É um excelente narrador -são límpidas e claras as suas descrições- !
Era para mim um total desconhecido até que há cerca de cinco anos o descobri com um livro excelente ("com os holandeses"), que nos descreve muito bem o que será o povo holandês (o positivo e o negativo). É um autor muito aplaudido lá fora mas, para o seu valor, ainda um desconhecido em Portugal.
Este "PÓ, CINZA E RECORDAÇÕES" foi escrito diariamente, sem falhas, entre Maio e 1999 e Maio 2000, e é o diário do milénio de um dos mais relevantes autores portugueses da actualidade. Factos, pensamentos, situações do dia a dia tão bem descritas que estão mesmo ali a acontecer à nossa frente. Fico com a ideia de que a Holanda, país onde viveu grande parte da sua vida e continua a viver já que vive alternadamente entre Amesterdão e Mogadouro, moldou um pouco o seu carácter pois parece-me um homem com paciência, um homem simples e verdadeiro sem manias nem tiques de vedeta e duma autenticidade admirável, talvez, contudo, já com alguma frieza holandesa entranhada em vez da alegre espontaneidade portuguesa.
Gostei, como tenho gostado de todos os seus livros que li anteriormente.
![]() |
J. Rentes de Carvalho - Vila Nova de Gaia - 1930 |