sexta-feira, 30 de outubro de 2015

LEITURAS 2015 - XLI - PÓ, CINZA E RECORDAÇÕES - J. RENTES DE CARVALHO


J. RENTES DE CARVALHO é actualmente um dos grandes escritores portugueses vivos. É um excelente narrador -são límpidas e claras as suas descrições- !

Era para mim um total desconhecido até que há cerca de cinco anos o descobri com um livro excelente ("com os holandeses"), que nos descreve muito bem o que será o povo holandês (o positivo e o negativo). É um autor muito aplaudido lá fora mas, para o seu valor, ainda um desconhecido em Portugal.

Este "PÓ, CINZA E RECORDAÇÕES" foi escrito diariamente, sem falhas, entre Maio e 1999 e Maio 2000, e é o diário do milénio de um dos mais relevantes autores portugueses da actualidade. Factos, pensamentos, situações do dia a dia tão bem descritas que estão mesmo ali a acontecer à nossa frente. Fico com a ideia de que a Holanda, país onde viveu grande parte da sua vida e continua a viver já que vive alternadamente entre Amesterdão e Mogadouro, moldou um pouco o seu carácter pois parece-me um homem com paciência, um homem simples e verdadeiro sem manias nem tiques de vedeta e duma autenticidade admirável, talvez, contudo, já com alguma frieza holandesa entranhada em vez da alegre espontaneidade portuguesa.    

Gostei, como tenho gostado de todos os seus livros que li anteriormente. 

J. Rentes de Carvalho - Vila Nova de Gaia - 1930

2 comentários:

  1. É um excelente autor sim senhor, Severino. Concordo que é muito bom narrador, tem uma linguagem escorreita, não abusa da adjectivação (grande virtude).

    Também tenho praticamente toda a sua obra. O livro que gostei menos foi "Mazagran" (acho que é este o título).

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Caro Luís pela visita.

    O que mais gostei foi "com os holandeses".

    ResponderEliminar