segunda-feira, 28 de setembro de 2015

LEITURAS 2015 - XXXIII - A CONFRARIA DO VINHO - JOHN FANTE


Foi há cerca de um mês que tinha lido quase num só dia "Pergunta ao Pó" de John Fante e por isso voltei a este notável autor americano, com o excelente "A CONFRARIA DO VINHO", um romance claramente autobiográfico, que é uma evocação e reconstrução da rude figura do pai, um italiano pobre, imigrado no Colorado, que assentava tijolos com brio de escultor e vivia entregue à bebedeira constante, às permanentes infidelidades à mulher e ao quase desprezo pelos filhos, o que muito marcou o escritor, para sempre.

Fante, à imagem de Knut Hamsun (escritor norueguês, Nobel da Literatura em 1920), que muito admirava, teve uma vida duríssima: passou fome, vagabundeou sem descanso, viveu em sórdidos moteis, envolveu-se com as mulheres erradas, trabalhou, entre muitas outras profissões exercidas, numa fábrica de conservas. Desta vida instável se reflectiu a sua vida literária, daí a sua produção ter sido tão escassa.  
John Fante - 1909 Denver, Colorado, EUA - 1983


John Fante tem uma escrita pura e dura. Personagens incríveis que nos abanam e nos obrigam a pensar, a principal função de um livro, na minha perspectiva.E todos os seus livros que já li até agora me agradaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário