sexta-feira, 25 de setembro de 2015

INFORMAÇÃO/CONHECIMENTO


No café/bar. A servir diariamente ao balcão (nas horas que o frequento) está uma rapariga (familiar do gerente) de dezanove/vinte anos, estudante (nas horas vagas)...

Na porta das casas de banho, a dos homens está identificada com uma moldura com uma foto de um famoso actor de cinema dos anos 40/50 (Gary Cooper) e na das mulheres a foto de uma das maiores actrizes de sempre, sex-symbol, dos anos 50, Marilyn Monroe. 

Pergunto à rapariga, que normalmente me atende, se sabe quem são os actores das fotos da porta do WC.

- Não sei
- Identifico-os e digo-lhe da sua importância à altura do seu apogeu
- Não sabia, nem nunca tinha ouvido falar nem dele nem dela, é que não fazia a mínima ideia (...nem mesmo aqui revelou curiosidade em saber).  


Marilyn Monroe - EUA 1926 - 1962 - actriz, cantora e modelo

Sinceramente que não fiquei escandalizado que os não conhecesse (nem tão pouco fiquei sequer admirado) mas o que mais me impressiona nas pessoas (seja jovem ou não) é a total falta de curiosidade, a falta de interesse de aprender, de saber, de conhecer e, no caso presente, ainda por cima uma foto que ela encara diariamente e a todo o instante. Como é possível que nunca tenha revelado a mínima curiosidade em saber quem são aquelas personagens com quem todos os dias coabita?

Gary Cooper -EUA 1901-1961 - actor de cinema -Óscar de melhor actor (2 vezes)

Absurdo, mas é mesmo assim, é um sinal dos tempos. E contraditório até, já que actualmente toda a gente tem acesso a um mundo quase infinito de informação, mas afinal o conhecimento da maioria das pessoas é nulo; absolutamente impressionante a ignorância que a todo o instante revelam, em todas as matérias, mesmo as que no dia a dia fazem parte do nosso mundo. 

Deste modo, mais informação não conduz necessariamente a mais conhecimento!     

1 comentário:

  1. Estranho é não conhecer a Marylin, um icon que continua vivo.

    Agora Gary Cooper é mais compreensível.

    ResponderEliminar