sexta-feira, 24 de abril de 2015

LEITURAS 2015 - XII - "12 ANOS ESCRAVO"




Não obstante a escrita simples e ágil, "12 ANOS ESCRAVO" a obra que originou o filme com o mesmo nome, é talvez dos únicos livros em que gostei mais do filme o que do livro.

Nele se retrata a história de SOLOMON NORTHUP (escrita pelo próprio), um homem negro nascido livre nos Estados Unidos, que em 1841 vivia em Nova Iorque com a mulher e os filhos e ali levava uma vida pacífica entre os dotes de carpinteiro e o talento de tocar rabeca.

Após ter recebido de dois homens uma falsa proposta de trabalho, e após uma noite de copos, foi sequestrado, drogado e comercializado como escravo, tendo passado doze anos em cativeiro, trabalhando, na maior parte do tempo, numa plantação de algodão na Louisiana, onde sofreu as piores agruras que, na altura, um escravo poderia sofrer.

Após o seu (dificílimo e conseguido sabe-se lá como) resgate e ao fim de doze anos de grande sofrimento, Northup, com uma escrita simples, retrata os momentos mais marcantes e de absoluto sofrimento sofridos durante esta sua vida de escravo.  

Este é um dos poucos retratos da escravidão americana, redigido pelo próprio (Solomon Northup), uma pessoa que viveu a sua vida sob a óptica de uma dupla perspectiva: ter sido tanto um homem livre como um escravo.

Gosto de ler estes livros que retratam o sofrimento do homem que é imposto por outro homem, e era bom que nunca fosse esquecida esta negra fase da humanidade, que, infelizmente, a qualquer momento poderá voltar a acontecer, já que, em qualquer sociedade continua a haver espezinhadores e espezinhados.



2 comentários:

  1. Extraordinário, história verídica da luta de um homem pela sobrevivência.

    ResponderEliminar