segunda-feira, 20 de abril de 2015

LEITURAS 2015 - XI - "ESTRADA PARA LOS ANGELES"




Aos dezoito anos Arturo Bandini vive com a mãe e a irmã em San Pedro, perto de Los Angeles. Obrigado, pela morte do pai e pela grande crise de 1929, a trabalhar em empregos duros e mal pagos, tem nas revistas pornográficas o seu único alívio, um hábito muito censurado pela beatice da mãe e da irmã. As suas outras leituras consistem nos livros que procura na biblioteca, obras de grandes autores como Nietzsche e Schopenhauer, que Arturo mal compreende mas que gosta de se gabar de ter lido. É ateu e simpatizante do comunismo russo (o que gera o medo dos seus compatriotas). Em ESTRADA PARA LOS ANGELES deparamos com muitas situações que nos surgem ao longo da vida.

A saga de Arturo Bandini é composta por quatro romances: A PRIMAVERA HÁ-DE CHEGAR, BANDINI, publicado em 1938; ESTRADA PARA LOS ANGELES, publicado postumamente em 1985, embora tenha sido o primeiro a ser escrito e o segundo volume do quarto; PERGUNTA AO PÓ, publicado em 1939; e por fim SONHOS DE BUNKER HILE, ditado à mulher depois de o autor ter ficado cego em 1978, depois de em 1955 ter sido atingido pelos diabetes. Morreu em 1983, aos 74 anos.
John Fante  1909-1983

JOHN FANTE - poderei colocá-lo no patamar daqueles escritores transcendentes como Philip Roth, Saramago, Vergílio Ferreira. Uma escrita para ser lida com a máxima concentração. 

Alguém me disse (ou li algures) sobre John Fante que era um dos mais influentes escritores (esquecidos) da literatura norte-americana e olha que me parece bem acertado. 

Este é um bom livro, apesar de, repito, eu o considerar um livro nada fácil, que requer atenção, daqueles que nos obriga a pensar (o que mais gosto na literatura).

É um livro com uma história coleante, peganhosa, que se nos cola à pele e que deixa um rasto como o rasto de um caracol numa estrada de alcatrão. 

1 comentário: