quinta-feira, 6 de novembro de 2014

LICENCIADOS VS MERKEL


Não sei com que intenções a Srª. Merkel,  falando para empresários alemães, disse que Portugal e Espanha têm licenciados a mais. Contudo, não sei se será bem o caso já que, em 2013, 25,3% das pessoas na União Europeia têm cursos superiores (25,1% na Alemanha), enquanto a percentagem portuguesa era de 17,6%.

Penso que fomentar a ignorância sempre serviu aos poderosos para cimentarem o seu domínio sobre os mais fracos pelo que será talvez de desconfiar de determinadas estratégias, principalmente no tempo que passa em que cada vez mais as pessoas estão a perder os seus direitos e as suas vantagens no que respeita ao justo direito de querer ser recompensado pelo seu trabalho e de poder ter uma vida digna.

Quando referi que não sabia as intenções da Srª. Merkel ao fazer esta declaração é que não podemos deixar de lado que em 4.11.2012, o Ministro da Educação, Nuno Crato, assinou em Berlim um acordo para reforçar o ensino profissional (sendo a Alemanha a vender-nos a formação profissional). E eu, que trabalhei em mais do que uma empresa alemã, bem sei como actuam os alemães neste aspecto. Portanto... 

De qualquer modo, e podendo até parecer uma contradição, não posso deixar de referir que ter o canudo não é sinónimo de sapiência pois a ignorância continua (cada vez mais) a grassar por estas hostes e atrevo-me até a salientar que muitíssimos mal sabem ler e escrever (não estou a exagerar). Obviamente que nem todos  podem ser doutores e de facto é uma verdade que se estão a perder os bons técnicos (um bom mecânico, um bom carpinteiro, um bom canalizador, um bom electricista, etc etc...). 


4 comentários: