sexta-feira, 28 de novembro de 2014

COLECÇÃO DE 120 TONELADAS DE LIXO



Homer e Langley Colleyr - dois irmãos que se tornaram uma lenda de Nova Iorque quando foram encontrados (em Março de 1947) soterrados debaixo de toneladas de lixo (foram recolhidas 120 toneladas) acumulado na sua mansão da Quinta Avenida (uma das ruas mais caras de Nova Iorque e do mundo). 

Langley Collier, com o advogado, 1946.jpg
Langley Collyer (de chapéu na mão) em 1946 - um ano antes de ser encontrado morto
Homer cegou por volta dos 14 anos, intuitivo e que via pelos sons e pelos cheiros (como ele dizia) e Langley (o irmão mais velho) que durante anos comprou e juntou todos os jornais, matutinos e vespertinos que diariamente eram publicados em Nova Iorque, para além de outras revistas e publicações. 

A sua intenção era publicar um jornal para sempre; o projecto de Langley consistia em cortar e arquivar notícias por categorias: invasões, guerras, homicídios em massa, acidentes de automóvel, comboio e avião, enfim, agrupar por temas tudo o que os jornais publicavam diariamente. 

Queria portanto fixar a vida americana de maneira definitiva numa só edição, aquilo a que chamava o jornal Colleyr sem data, eternamente actual, o único jornal de que qualquer pessoa necessitaria para o resto da vida. 


Para além de jornais e revistas Langley coleccionava tudo - foram encontradas máquinas de escrever, bicicletas enferrujadas, carrinhos de bebé, armas, lustres de vidro, mais de 25 mil livros, órgãos humanos conservados em frascos, banjos, violinos, dois órgãos, acordeões, relógios, catorze pianos, enfim tudo coleccionava (e sempre mais do que um exemplar), até um automóvel Ford Modelo T foi encontrado numa das salas desta mansão com quatro pisos (desmanchou-o no quintal e, peça a peça, através de cordas, transportou-o e montou-o numa das salas da mansão). 



"Homer & Langley" do escritor nova iorquino, E.L.DOCTOROW -  é o livro que ando a ler e que me está a surpreender pela intuição de Homer (cego) e pela loucura ou genialidade de Langley, que serviu na 1ª. guerra mundial, e que me estão a proporcionar uma excelente visita guiada à América do século XX e aos becos sombrios da mente humana. 

Estranhamente, o livro tem algumas lacunas, nomeadamente relatando factos que se teriam passado na época destes dois irmãos salientando, inclusive, que tais factos os teriam abalado -a morte de Martin Luther King e a  morte de Kennedy- ora estas tragédias aconteceram nos anos 60 enquanto que a morte dos dois irmãos aconteceu em 1947; efectivamente muito estranhas estas gafes num escritor credível. 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário