domingo, 16 de fevereiro de 2014

RODAPÉS NA TV



Frequentemente vimos em rodapé (na TV) erros de palmatória e de nos fazer corar. Já não falo na linguagem respeitante ao novo Acordo Ortográfico para o qual fomos atirados sem ter qualquer voto na matéria assim como se obedecêssemos a um nosso novo dono; acho que os portugueses foram confrontados com a situação dum modo em que apenas se limitam a ter de obedecer, em que parece não terem sido analisados senão as vantagens. Eu sei que não poderemos parar o vento com as mãos mas o que é certo é que eu verifico que muito frequentemente me vejo embaraçado em escrever uma determinada palavra pois a confusão por vezes instala-se, e com alguma frequência em determinadas palavras...

E devo confessar que, no início, até fui a favor do Acordo pois me pareceu que poderia facilitar as relações entre os PALOP, e até um factor de união dos países de língua portuguesa, mas a falta de informação e a confusão que o mesmo gera fez-me recuar um pouco. 

Mas o que quero falar é sobre os erros de palmatória que vimos frequentemente nos rodapés das várias estações televisivas.

Erros ortográficos são frequentes, palavras mal escritas são o dia a dia, algumas mesmo de bradar aos céus.

Já para não falar nos exemplos a seguir, pois são palavras que frequentemente são usadas mas mal aplicadas:


ONDE e AONDE são dois casos sintomáticos :
-AONDE - exprime movimento/direcção (aonde foste ontem)
-ONDE-indica lugar estático (onde estiveste ontem)

DESCRIMINAR-tirar o crime
DISCRIMINAR-separar (discriminação racial)

Oh que pena - (interjeição)
Ó João (chamamento)

Também vejo muitas vezes erradamente escrito PME's , PALOP's
já que as siglas não têm plural PME e PALOP aplica-se tanto no singular como no plural.

Quantas vezes não vejo (e ouço) erradamente escrita a palavra RUBRÍCA , é com acento tónico na penúltima sílaba e não rúbrica (como já li algumas vezes).

Há 6 anos atrás» (claro que não poderia ser à frente?) que ouço tantas vezes aos apresentadores...são realmente muitos erros e por isso me vem sempre à cabeça e penso no bem que me fizeram as inumeráveis cópias e ditados que fiz na instrução primária...claro que todos poderemos cometer erros, é humano, mas há erros e á erros...



Sem comentários:

Enviar um comentário