terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

RETORNADOS

O Retorno” de Dulce Maria Cardoso (Tinta-da-china)



Um grande, excelente livro sobre os retornados, de DULCE MARIA CARDOSO.
 
"O RETORNO" que aborda uma época marcante da nossa história e perante a qual, confesso, passei um pouco ao lado já que a idade e a ânsia de viver não se compadeciam com determinadas situações e todo o tempo era pouco para viver os meus vinte anos  
 
Este romance, que aconselho vivamente, foi premiado pelo Ministério da Cultura Francês, em 2012, e valeu à Autora o Título de Cavaleira da Ordem das Artes e das Letras, já que a obra teve um grande impacto em França e, particularmente, junto das Comunidades Portuguesas naquele País. Este Prémio concedido pelo MCF constitui uma das mais elevadas distinções honoríficas atribuídas em França com vista a homenagear figuras que se destacam pela contribuição para a difusão da sua cultura em terras gaulesas.
 
O Retorno já obtivera o Prémio Especial da crítica, o Prémio da revista Ler e o Prémio Blogtailors 2011. 
 
Dulce Maria Cardoso é originária de Trás-os-Montes, mas passou a infância em Angola, tal como os dois jovens protagonistas de O Retorno. De regresso a Portugal, licenciou-se em Direito vivendo, actualmente, em Lisboa.
 
O Retorno” é um romance que aborda o tema delicado e polémico que foi para Portugal a descolonização, o fim do Império Ultramarino e o conturbado regresso dos Portugueses que habitavam as colónias, após a Revolução de Abril de 1974. Nele está bem patente o violento choque cultural face à forma de viver na metrópole, já que está implícito um certo desprezo pela forme de viver, de ser e de estar dos portugueses da metrópole, do mesmo modo que os que cá estavam também reagiram negativamente à vinda destas pessoas a quem designavam (talvez até pejorativamente) de retornados.
 
Excelente, vale a pena ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário