quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O SENTIDO DA HONRA


Hiroo Onoda - 1922-2014

Eu já tinha ouvido falar dos soldados japoneses que mesmo depois da rendição do Japão e após o fim da 2ª. guerra mundial não se renderam e continuaram a luta na selva durante mais alguns anos. No passado fim de semana fui confrontado com uma notícia dum desses casos.

Hiroo Onoda, o (então) alferes do Exército Imperial Japonês que estava estacionado num dos arquipélagos das Filipinas, quando os japoneses capitularam, em 1945, foi um dos que não acreditou que a guerra tinha acabado e já que tinha jurado não se render por isso continuou a combater, escondido na selva filipina, durante quase três décadas, onde empreendeu uma guerrilha contra as tropas americanas, até que finalmente, foi convencido, e para isso foi necessária a visita do seu antigo comandante, a colocar um ponto final nesta sua guerra (pessoal).

Morreu no passado dia 16.01.2014, num hospital em Tóquio, quase 70 anos depois de a rendição do Japão ter posto fim à 2ª. Guerra Mundial.


Hiroo Onoda, na altura da sua rendição, oferece a sua espada ao Presidente Marco das Filipinas (ao lado -de óculos- o seu antigo comandante que o convenceu a render-se)


Onoda foi o penúltimo soldado japonês da 2ª. Guerra Mundial a render-se, tendo sido Teruo Nakamura, de origem taiwanesa, o último. Nakamura foi declarado morto em 1945 mas só foi descoberto (vivo) em 1974.



Teruo Nakamura quando descoberto, em meados de 1974 
Este sentido da honra, do dever, duma só palavra foi algo que ainda me foi transmitido pelos meus pais, lembro-me perfeitamente de sentir que quando o meu pai contraía um qualquer compromisso não eram precisas assinaturas para o cumprir, a palavra bastava e esse cumprimento era sagrado (nem que fosse preciso passar fome)!
É uma maneira de estar na vida que, infelizmente, parece estar em absoluta e completa extinção.



1 comentário:

  1. Esse sentido de honra que falas, felizmente ainda não está extinto mas já rareia.
    Não entendo a atitude dos dois japoneses, em não se terem rendido já que isso provoca uma questão: - Se já não havia guerra, a luta deles era contra quem?
    Provavelmente viviam apenas na selva e isolados do mundo. Mais nada.

    ResponderEliminar