sábado, 4 de janeiro de 2014

O QUE ANDO A LER - a minha primeira leitura de 2014




 

"Aprecia só os aplausos das pessoas a quem tu aplaudirias" - Uma frase do livro que Gonçalo M. Tavares levou para a entrevista com Bárbara Guimarães, "As cartas a Lucílio" de Séneca, escritas 50 anos depois de Cristo.    

Este livro "PÁGINAS DO PÁGINAS SOLTAS" de BÁRBARA GUIMARÃES de que estou a gostar, contempla uma série de entrevistas com alguns dos melhores espíritos do nosso tempo, como se pode ler na contracapa, lê-se como quem bebe uma imperial fresquinha quando temos muita sede, pois ainda por cima os entrevistados levam para a entrevista um ou dois livros que depois nos aconselham.
Por exemplo, Fernando Dacosta aconselha-me do grande, do gigante escritor Vergílio Ferreira, "Alegria Breve", Mário Zambujal aconselha-me de Rubem Fonseca - "Pequenas Criaturas", Gonçalo M. Tavares, para além do já citado Séneca, aconselha-me ainda "Austerlitz" de W.G.Sebald...e por aí fora, vou agora para a entrevista do Luís Miguel Cintra e, repito, estou a gostar deste livro que inaugura as minhas leituras de 2014, uma surpresa (ou talvez não)... 

Eis os 30 grandes espíritos entrevistados: Valter Hugo Mãe, Gonçalo M. Tavares, Ana Hatherly, Pedro Tamen, Maria Teresa Horta, Fernando Dacosta, Pepetela, Mário Zambujal, José Hermano Saraiva, Eduardo Prado Coelho, Beatriz Batarda, Fernando Lopes, Luís Miguel Cintra, Olga Roriz, Ricardo Pais, Joaquim Benite, Bernardo Sassetti, Aldina Duarte, Adolfo Luxúria Canibal, Artur Cruzeiro Seixas, Graça Morais, Roberto Chichorro, Ângelo de Sousa, Eduardo Souto Moura, Manuel Graça Dias, Marília Gabriela, Rodrigo Guedes de Carvalho, Adelino Gomes, Francisco Pinto Balsemão

Sem comentários:

Enviar um comentário