quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

RECONHECIMENTO POST MORTEM

 
Herman Melville -  Nova Iorque-EUA 1819 - 1891
 

No livro que ando a ler (A LOUCA DA CASA de Rosa Montero), li algumas situações muito curiosas relativamente a grandes escritores que em vida só a grande custo conseguiram ver publicados os seus livros mas que, mesmo assim, foram autênticos fracassos e o autêntico inferno e drama que isso causou nas suas vidas.


 


Por exemplo, Herman Melville, o autor do maravilhoso Moby Dick, um romance que hoje, século e meio depois da sua publicação continua a editar-se, a vender-se e a ler-se em todo o mundo, mas que na sua época não agradou absolutamente a ninguém. Moby Dick não vendeu nem duas dúzias de cópias. Melville nunca recuperou desse fracasso e, embora tenha vivido mais de quarenta anos quase não voltou a escrever. Tornou a sua vida impossível e a de todos aqueles que lhe eram próximos. Quando, aos quarenta e sete anos, se viu obrigado a aceitar um emprego miserável de inspector alfandegário, tão enfandonho como mal pago, para poder manter a família, a evidência do seu fracasso como romancista deve ter-lhe explodido na cabeça. Tornou-se meio louco, consumido pela raiva, agia com enorme violência, é provável que chegasse mesmo a bater nos filhos e na mulher, que pensou seriamente em separar-se dela. Todo este inferno esteve certamente na origem do suicídio do seu filho mais velho (Malcolm de dezoito anos) que se trancou no quarto e estoirou a cabeça com um tiro.
E isto aconteceu a outros autores fracassados; numa próxima oportunidade tentarei trazê-los aqui.



2 comentários:

  1. Assim aconteceu com muitos outros.
    Uns souberam dar a volta por cima. Outros mergulharam no desespero e suícídio. Van Gogh não vendeu um único quadro, em vida!

    ResponderEliminar
  2. Severino,
    Nâo deixes de ler um livro excelente do Herman Melville "Bily Budd".

    ResponderEliminar