quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

MORREU DE VELHICE AOS 17 ANOS

Sam Berns 10/23/96 -  01/10/14
Sam Berns  -  23.10.1996 - 10.01.2014

Lembro-me perfeitamente de que quando, há uns anos atrás, vi uma reportagem sobre a doença da velhice que atingiu uma criança nos Estados Unidos da América, fiquei impressionado e ao mesmo tempo quase pasmado com a sua força já que mesmo sabendo-se atingida por uma doença fatal e galopante mostrava uma força e alegria de viver absolutamente impressionantes.
Pois agora o meu amigo Vieira (do Porto) enviou-me uma reportagem sobre a morte recente desta criança, que passo a transcrever:
 
Sam Berns, um adolescente de 17 anos, faleceu, na sexta-feira, de velhice. O rapaz norte-americano sofria de progeria, ou Síndrome de Huntchinson-Gilford, uma doença genética que acelera o processo de envelhecimento.
Ainda com a vida pela frente, uma grave condição de saúde atirou Sam para uma velhice extrema ainda em criança e para a morte ainda na adolescência. Sam Berns morreu com uma condição física idêntica à de um idoso.
A sua doença não lhe roubou, porém, a vivacidade. Desde que soube da doença rara que tinha fez força para ajudar quem padece do mesmo problema, ficando conhecido pelo vasto leque de palestras que deu pelos Estados Unidos, de forma a promover esta rara condição física. O seu nome ficou associado à Progeria Research Foundation, instituição que ajudou, através do seu testemunho, a dar a conhecer esta doença genética.
Os médicos e os pais de Sam conseguiram, ao longo dos anos, desenvolver métodos que prolongaram a vida deste jovem-idoso. Contudo, a morte chegou ainda durante a adolescência. Os pais de Sam confirmaram a morte do filho na passada sexta-feira, através da Progeria Research Foundation.
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Seres Humanos perfeitos, e com valores de Vida importantes, devem olhar em redor, e tentar ajudar todos aqueles, que padecem de situações graves, uns mais do que outros, e se saber compreender, que com a Saúde, não se pode brincar, devendo toda a Humanidade, cada vez fazer crescer, sem qualquer limite, todos os ideais de assistência Médica, sendo este um dos valores maiores e importantes, na Vida Humana, para todos os sistemas de saúde, cada vez, sejam mais aperfeiçoados, e nunca desvalorizados.Há quem tente acabar, com o Sistema de Saúde, implantado em Portugal, impulsionado por Um Médico de Nomeada e seus Assistentes. Toda a Ciência, deve ser sempre posta, em ajuda, de quem por este ou aquele motivo, precise de todos os Cuidados, inadiáveis. Nunca sabemos, quando nós próprios, de um momento para o outro, entramos em formas degradantes de saúde, ou os nossos filhos, netos e todos os outros, após nascerem, se deparam, com situações, altamente negativas, em todos os sentidos, e o caso, testemunhado nesta página, é um Alerta muito importante, para todos, cada vez mais, pensarem e agirem, sempre pela positiva, e terem bem presentes, o caso do Sam Berns.
    W

    ResponderEliminar
  2. Quase uma versão do Estranho caso de James Button! Infelizmente cada dia tomamos conhecimento de novas doenças raras.
    Esperamos sempre que não batam à nossa porta.

    ResponderEliminar