quarta-feira, 9 de outubro de 2013

NADA É COMO ERA II - (O QUE ANDO A LER - V)


Continuando a leitura  do “ESTADO DE GUERRA” – Clara Ferreira Alves, dele retirei mais alguns excertos de algo que continua, creio eu, a ter com todos nós:
 




Dantes não tínhamos liberdade mas tínhamos segurança e um certo amor à dignidade que se perdeu.

Havia talvez mais medo do que há hoje mas havia menos solidão, muito menos solidão.

Hoje há outro medo, medo das incertezas. No meu bairro toda a gente se conhecia, o merceeiro que vendia fiado, a capelista, o sapateiro, a padeira, não eram as lojas, eram as pessoas e toda a gente sabia o nome de toda a gente e as pessoas ficavam no seu lugar até morrerem, ia-se ao enterro e um filho tomava conta. Havia uma continuação. Não me estou a queixar, não era de esperar que tudo continuasse assim e as pessoas gostam muito de novidades, o que não é o meu caso, eu detesto novidades, imprevistos, porque na minha idade todos os imprevistos me tiram a rotina e me fazem medo.”    




Sem comentários:

Enviar um comentário