quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O QUE ANDO A LER - "LITERATURA E FANTASMA"

Literatura e Fantasma
 
 
Comprei este livro, do escritor espanhol Javier Marías, na última Feira do Livro de Lisboa-2013, não me lembro de quanto me custou mas não terá sido mais de € 7,50, pois estava dentro daqueles caixotes que esta editora costuma ali ter, a preços de saldo.
 
Javier Marías  1951 -

 
É um livro de textos que deverão ter sido publicados em jornais e revistas do país vizinho e que falam sobretudo de temas ligados à literatura, alguns muito interessantes,outros nem tanto...
 
Mas, por exemplo, achei curioso o artigo que fala do irlandês James Joyce um escritor  absolutamente convencido de que não houve, no século em que viveu, outro tão importante e de tanto valor como ele. A sua mulher definia-o como um fanático da literatura, que teria muito dificuldade em pensar noutra coisa ou viver a sua vida mais do que para a alimentar.
 
James Joyce - 1882-1941

 
James Joyce numa dada ocasião, para se sentir devidamente informado numa passagem relativa a um homem enganado, pediu-lhe que saísse um pouco com outros homens, para ver como é que ele reagia. Ao que parece a mulher negou-se à experiência e Joyce teve que conformar-se com que ela aceitasse iniciar uma carta do seguinte modo: "Querido cornudo". 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário