quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O QUE ANDO A LER - "A FAMÍLIA DE PASCUAL DUARTE"




Parti para a leitura deste livro (A FAMÍLIA DE PASCUAL DUARTE) com expectativas mínimas, direi até que com algum"receio", apesar de me ter sido recomendado por um amigo em quem, em termos de aconselhamento literário, confio inteira e totalmente.

Mas está a “encher-me as medidas”; excelente livro sobre a vida de um assassino cuja crueza e falta de compaixão impressionam. Efectivamente Pascual Duarte relata os eventos da sua vida, colocando-se na posição de vítima e vilão, conforme o contexto em que se situa a sua acção.

CAMILO JOSÉ CELA faz a reconstrução, desde a relação com os pais, a infância, os primeiros trabalhos, a taberna local, as imigrações, etc…. É um belo livro que mostra o absurdo e a crueza da vida e a importância do acaso. Li-o praticamente em dois dias já que estou mesmo, mesmo no fim.
E aconselho.
A não perder.


Camilo José Cela -1916-2002   -    Prémio Nobel da Literatura 1989
Escritor espanhol, Camilo José Cela nasceu a 11 de maio de 1916, em Ira Flavia, na Corunha, e faleceu a 17 de janeiro de 2002, em Madrid. Formou-se em Direito pela Universidade de Madrid e tornou-se membro da Real Academia da Língua.



Nota:-este livro (que estou a ler) é uma edição antiga do Círculo de Leitores, e o título é "A Família de Pascoal Duarte", mas como, há muitos anos, alguém me ensinou que os nomes próprios nunca se separam (com tracinho) quando se muda de linha nem tão pouco se traduzem, daí, no título desta crónica, eu escrever Pascual (com u e não com o); é daquelas coisas que nunca mais se esquecem.

Sem comentários:

Enviar um comentário