sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O ÚLTIMO


 
"O TEU ROSTO SERÁ O ÚLTIMO"
 
Foi precisamente este o último livro que acabei de ler.
 
Contra o que é meu costume desta vez não "levei à letra" a experiência de Somerset Maugham que, num dos seus livros confessava: 
"Quando um livro causa sensação convém esperar um ano antes de tomar conhecimento dele. É surpreendente a quantidade de livros que, ao cabo desse período, nos dispensamos de ler".  

Eu gostei deste livro e li-o de seguida, em pouco mais de um dia.
 
Um leque de personagens muito interessantes e muito bem retratadas, o Celestino é uma delas, embora pudessem ser mais desenvolvidas, e muitas delas desaparecem repentinamente sem nunca mais aparecerem.
 
Cronologicamente tive algumas dificuldades em situar determinados momentos. 
 
Não costumo atentar nem dar especial ênfase ao final dos livros se poderia ou deveria ter terminado melhor ou pior mas efectivamente neste livro o final pareceu-me muito repentino ficando muitas histórias por acabar e, assim, muitas situações enleadas, e o livro é tão interessante que estamos sempre à espera de algo que permita ligar toda a história.
 
...E de repente FIM.
 
 
 
 
Obviamente que é mais fácil emendar um livro do que escrevê-lo

1 comentário:

  1. Bom dia, Caro Amigo Gerd Kohaupt

    Tenho passado bem, felizmente!

    Já temos, infelizmente, algumas baixas como certamente será do teu conhecimento, o Sr. Jorge, o Sr. Carvalho, o Martins, o Daniel, o Ferro, o Dias, o Barradas, o Demétrio (de Viseu), o Zé Manel Gordo...

    O Duarte estive com ele aqui há cerca de 3/4 meses, dentro da idade (octogenário) e dentro das suas habituais queixas não está mal, estará até melhor do que a esposa que é mais velha.

    Nunca mais vi o Sr. Leitão nem o Sr. Ramos, com quem falo habitualmente é com o Veiga que fala assiduamente com o Pina.

    Quem costumava vir aqui a este blogue com alguma regularidade era o Galriça.

    O Almeida é que viu, há cerca de seis meses, o Ramos no CComercial Vasco da Gama, na Expo, a ler o jornal (do vizinho).

    Efectivamente os livros são, depois do trabalho, aqueles que me consomem mais horas. Para além disso não me dedico a qualquer coleccionismo.

    Gostaria muito de te encontrar, teremos então de combinar um encontro para bebermos tu um Whisky eu um bagaço (não te esqueças que tu és Alemão e eu Português, tu tens um patrão, ou melhor uma patroa rica Merkell (que manda nisto tudo) e o meu patrão é um unhas de fome que só pensa (nem dorme) no melhor modo de me sacar mais algum ao meu cada vez mais "encolhido" ordenado)...

    Um grande abraço

    Seve


    ResponderEliminar