segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

POR ONDE ANDEI EM 2010 - V

Depois de Isabela Figueiredo me ter revelado o seu Caderno de Memórias Coloniais, publicado quarenta depois do fim do Império, continuo hoje, em jeito de balanço, a desfiar o que, em 2010, calcorreei, quem conheci, enfim por onde andei, através dos livros que li.

Vamos a meio do ano e o escritor espanhol ENRIQUE VILA-MATAS no seu registo incomparável DIÁRIO VOLÚVEL conduz-me pela sua vida como se de uma magnífica ficção se tratasse. O humor e o insólito são, mais do que factos.

A norte-americana TONI MORRISON (Prémio Nobel da Literatura 1993-na foto de baixo-), leva-me com A DÁVIDA para a América do Norte nos finais do séc. XVII. Fala-me do racismo e das profundas divisões que, na altura, afectavam aquela parte do Mundo. Toni Morrison foi a primeira mulher negra a vencer o prémio Nobel da Literatura.


Viajo depois no espaço e no tempo, para o ano de 1883, para a paisagem fria e irreal do Inverno Islandês, e com SJÓN (islandesa nascida em Reiquiavique em 1962), seguimos o padre, Baldor Skuggason, na sua perseguição à enigmática A RAPOSA AZUL. E no momento em que o padre prime o gatilho somos transportados para o mundo do naturalista Fridik B Fririkson e da sua protegida Abba, que sofre de síndrome de Down. Quando ela foi encontrada acorrentada às vigas de um navio naufragado em 1868, Fridrik fora casualmente em seu socorro.


O espanhol JUAN JOSÉ MILLÁS diz-me que OS OBJECTOS CHAMAM-NOS – e passa por isso a apresentar-me mulheres grandes que sonham com homens pequenos. Manequins que transpiram. Frangos que chegam a casa do mercado, mas que nunca aparecem na mesa. Mentiras que se transformam em realidades inexplicáveis. Fósforos velhos que iluminam quartos antigos. Pequenos mal-entendidos que dão lugar a perguntas fundamentais... é este o mundo, entre o real e o onírico, que Juan José Millás me revela.

Estamos em Junho (2010), está calor, vou dar um mergulho....e preparar-me para aceder ao convite para uma bebida frequinha e uma breve conversa com dez dos melhores escritores actuais do universo....da qual vos darei conta em breve...até lá.....

2 comentários:

  1. Amigo
    É importante ler e reler, os teus passatempos históricos e presentes, vivendo-se neles, algo, que nós não fazemos, derivado entre muitos afazeres, a falta de vocação, para a Leitura, Grande Etapa da Cultura, Importante, em todos os quadrantes, mas…, nem todos somos iguais…
    Parabéns.
    Um abraço.
    W

    ResponderEliminar
  2. Pois!
    Aqui vou descobrindo novos nomes, novas estórias, novas aventuras.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar