quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

COSTINHAS...

Alertado por um amigo vi/ouvi no início desta semana uma entrevista com o Director Desportivo do futebol do meu clube, o Sporting Clube de Portugal.

A dado passo desta entrevista, dizia muito realisticamente o antigo extremo direito do Benfica, o campeão europeu, Simões (depois de, muito tristemente..... ter vertido algumas lágrimas de crocodilo pela actual situação do meu clube) que em Portugal os jogadores de futebol não têm hipóteses como Directores Desportivos nos clubes de futebol.

Totalmente de acordo!


Claro que não têm, digo eu, nem terão se não arrepiarem caminho; é que os jogadores de futebol na sua quase totalidade, são de um baixissimo nível cultural, mesmo muito abaixo do nível do povo português (que já será baixíssimo), o que jamais lhes permitirá liderar projectos/homens, para além de treinador de campo. Alguém já viu um jogador de futebol (atenção de qualquer nacionalidade e não só português) a ler um livro, a folhear uma revista, um jornal (que não fosse desportivo), basta assistir à chegada aos estágios, de "phones" nas orelhas, de óculos escuros, seja de noite seja de dia (como as tias nos funerais), seja na rua seja no aeroporto, seja dentro do hotel e, quer se queira quer não, "analfabetos" só um, num milhão, terá o poder e o saber de chegar à liderança, porque todos os outros se limitarão a ouvir música (em altos berros) nos "phones" (letras que não percebem porque certamente não serão portuguesas ) e no Hotel, para além da Eurosport, vêm a TVI-a trave mestra da cultura portuguesa-!

E ouçam, escutem as declarações deles quando, depois dos jogos, questionados na "zona mista" respondem ao jornalista: - é preciso levantar a cabeça, amanhã é outro dia e já estamos a pensar no próximo jogo, é preciso levantar a cabeça, é preciso levantar a cabeça.........e o discurso não passa disto, nunca ouvi, mas nunca, ouvi dum jogador de futebol uma declaração com princípio meio e fim, com algo de imaginação, algo de diferente, é uma pobreza (para não dizer tristeza) total e completa!

Quanto ao director desportivo do meu clube, devo dizer que, apesar de pessoalmente não desgostar dele (sobretudo porque é Sportinguista (diz ele), apesar de quando jogador nunca ter manifestado esse seu sportinguismo.....), tenho algumas dúvidas quanto ao seu perfil para o cargo já que alguém que se rege e se afirma pelos Lamborghinis amarelos em que faz questão de se deslocar não será (julgo eu) sinónimo de capacidade moral/intelectual para liderar homens ou projectos (diz-me com quem andas dir-te-ei quem és) mas, retomando o fio à meada, quanto muito sinónimo de um novo riquismo que em determinadas situações não serão propriamente as mais aconselháveis....... e já agora, com tanta coragem na manga para arrasar na praça pública o seu clube de coração, poderia ter tido uma palavra acerca daquele que finalmente concretizou (durante o seu reinado) o que planeava há muito tempo, o "roubo" do capitão de equipa.

8 comentários:

  1. Amigo Severino;

    Os ratos estão a abandonar o navio, e ainda não chocaram com o icebergue, espere e veja que o seu Sporting está o sofrer o sindroma do Beleneses.
    Um abraço e saudações leoninas

    Pascoal

    ResponderEliminar
  2. Ponto prévio: Para mim estou-me a borrifar para os fatos do Costinha e para os carros que usa. A principal questão da entrevista de ontem prende-se com o facto, pela 1ª vez, alguém ter tocado no ponto chave da actualidade do nosso Sporting: É preciso falar verdade! É preciso não enganar os sócios com realidades mentirosas. É preciso explicar que temos o orçamento mais baixo dos 3 grandes e não temos capacidade financeira para comprar ninguém. É preciso elucidar até os candidatos que aí vêm, da realidade do clube, para que não entrem com promessas e programas que depois não conseguirão colocar em prática e ficarão, à partida, fragilizados.
    Sem colocar em causa em causa o nome, e a pessoa, é preciso definir o que pretendemos de um Director Desportivo! Se apenas queremos que leve as porradas, ou se queremos que defina e decida a política desportiva do clube! Isso é um Director Desportivo! E ontem ficou provado que, quem tem de fazer a articulação do futebol no clube, entre equipa técnica (seja ela qual for) e Administração, não tem poderes para o fazer! Que não tem um orçamento, que não tem poder de decisão, que não é ouvido na venda do melhor jogador do clube! Então quem vendeu? E porquê? E em que base passou por cima daquela que deveria ser a estrutura que estivesse a par de tudo? Com que objectivo? Essa é a questão base.
    De realçar ainda 2 pontos importantes: batemos no Jorge Mendes, acusamos de tudo, e o Costinha ontem tocou num ponto: O Jorge Mendes é o maior empresário do mundo! Trabalha com os melhores conjuntos do mundo! Coloca jogadores em Portugal no Benfica e no Porto que depois são vendidos por 20 e 30 milhões, porque é que não queremos que o Jorge Mendes trabalhe com o Sporting?!!! Porque se calhar, palavras de Costinha, não interessa a alguém que o JM coloque jogadores no Sporting e assim tornar o Sporting mais forte? E eu acrescento, será que as comissões do JM não estarão a ir para outro lado que mais interesse?
    Outra questão interessante que coloca é a entrada do Couceiro. Não interprete com uma crítica, pois quem ouviu o homem falar não pode descontextualizar o que disse e colocar apenas no Jornal “veio resolver aquilo que eu resolvi, nada”. O que disse, defendendo sempre a pessoa Couceiro, foi que nem ele nem o próprio Couceiro têm autonomia para decidir nada! É bem diferente!!!!
    Deu uma solução, baseada no Ajax: há 15 anos, foram à final da Champions com Seedorf, Kluivert e companhia com 18 e 19 anos, numa aposta clara inicial em refazer a equipa pois não havia dinheiro, e deu “só” a hegemonia do clube nos 10 anos seguintes.
    Como lhe digo amigo, toda a gente hoje manda pedras ao homem, mas ainda não ouvi ninguém, da Administração falar sobre os temas que ele levantou. ESCLARECER, FALAR VERDADE! CONTAR TUDO! Preferimos continuar a mandar pedras às pessoas erradas. Faltam esclarecimentos urgentes do que se passa no clube, falta uma auditoria séria e falta gente nova. Roquete, Soares Franco, Bettencour, agora Rogério Alves, é tudo da mesma família, tudo gente que se encobre e que prefere boas relações com os Bes e os BPis para tirarem proveito próprio! Como disse ontem o homem, falta Paixão!!! O braga com menos dinheiro fez uma época extraordinária, prova que com uma boa gestão pode-se fazer uma boa equipa com menos dinheiro.
    Para concluir, Sev, 5000 euros brutos darão 3000 e tal líquidos. O mesmo que ganha um quadro de uma qualquer empresa. Para mim não é por aí.

    ResponderEliminar
  3. De facto é Verdade, um Clube, como o BRAGA, demonstrou, com pouco dinheiro, fez um brilhante campeonato, em 2009-2010, e este ano, embora não com o fulgor da época anterior, os seus pergaminhos, estão dentro das realidades do Clube.
    SCP se não tiver cuidado, pode fazer o trajecto do Belenenses, e jamais nos podemos esquecer, o que aconteceu ao Salgueiros, Boavista, Farense, entre outros, valores que foram pedras importantes no futebol Português, hoje, estão onde estão, lamentável.
    Estes exemplos negativos, devem ser levados a sério, para que rapidamente, o SCP, não entre em derrapagem, igualando os citados antecedentes.
    A Cultura, ao nível dos jogadores, é uma “verdade”, não é muita, salvo alguns exemplos a levar em conta, que passaram na Académica, e não só, concluindo cada um, Estudos Elevados, dado que resolveram também estudar, alguns exemplos, Dr. Maló, Dr. Mário Wilson ( O Capitão ), Dr. Artur Jorge, Dr. José Mourinho, Prof. Jesualdo Ferreira, e outros mais…, sem terem Estudos Altos, mas as suas Capacidades, estão bem demonstradas, por onde têm passado, mas a maior percentagem, e muita, não passa do saber jogar, só à bola, no gramado, e usando os tais óculos escuros (ceguinhos…), etc., etc., quando fazem deslocações, e assim como as suas demonstrações linguistas, mais que evidentes, sem principio, meio e fim, atiram ao “arco” apenas, é uma verdade o que dizes…
    Costinha, e outros”Costinhas”, foram bons jogadores, pelos os clubes onde passaram, mas quanto à capacidade de Organização e de Comandar Homens, mais as Estruturas, tem de existir de tudo, mas esses Grandes Valores, também não podem ser arrogantes, e a humildade, sem serem humildes na negação, tem de existir valores positivos, pois a arrogância, não leva Ninguém, a lado nenhum.
    As questões internas dos Clubes e Outras Empresas, nunca, devem vir para a “praça pública”, mas sim, serem resolvidos, internamente, na maior, para que as vitórias, apesar das dificuldades, nos gramados, no caso da bola no pé, na maior parte das vezes, são difíceis, mas só com o Trabalho, se consegue vencer.
    Existem bons exemplos, no Mundo do pé na bola de 11.
    Felicidades, rápidas para o SCP, e para outros clubes, por ventura, estejam com problemas, algo similares, e que não se sabem, quem são.
    É evidente, numa casa, “onde não há pão, todos ralham, e ninguém tem razão…”
    Um abraço.
    W

    ResponderEliminar
  4. Estou de acordo com os comentários anteriores mas também é verdade que o que está aqui em jogo é a idoneidade e o profissionalismo deste sportinguista que ao chegar a Alvalade disse alto e bom som que o Sporting tinha de ser governado dentro das quatro paredes. Sem "bufos" sem declarações que embaraçassem o grupo, sem ... uma série de coisas.
    E quem foi o primeiro a infringir as regras? Ele!
    Gostei dele como jogador, não gosto dele como dirigente, diretor ou ditador!
    Abraço Seve, dum benfiquista.

    ResponderEliminar
  5. Ai! o meu Sporting!
    Malfadado,amaldiçoado,vitima de sads, incompetentes, de grandes conselhos, ou grupos internos, que mais não são ,do que aves de rapina.
    Não é por acaso que muitos intelectuais fazem comparações:
    Tais como: "O Sporting é o espelho do país"
    Um abraço jrom

    ResponderEliminar
  6. Amigo Seve...

    Apesar de tudo que grande orgulho ser do Sporting,

    Que tristeza invade Alvalde...vive-se num clima de depressão colectiva,principalmente pós Paulo Bento.
    Batemos no fundo é um facto, mas não duvidem que somos um gigante adormecido. O futebol português não existe sem Sporting e ninguém duvide que vamos dar a volta por cima e sabem porquê?porque o sporting tem um património impossivel de quantificar...é a grande paixão dos seus adeptos.
    Falando agora mais com a razão do que com a emoção/coração é necessário fazer uma limpeza nos "cepos" que existem no plantel e no "Sérgio Paulo" que diz que "Não desisto"...não desiste do quê...festas da Moita com ele a enfrentar um touro de 500kgs e viva o forcado...só nós é que levamos com estes barretes, qualquer um treina o sporting.
    Concordo com os comentários anteriores em que foi dito que não é necessário gastar muito dinheiro para ter uma equipa competitiva.Um exemplo chega, o Matheus sai do Braga por 1 milhão de Euros?andamos a dormir ainda para mais com dois directores desportivos...

    Grande abraço...e sporting somos nós...

    Miguel Viegas

    ResponderEliminar
  7. Grande Severino,

    Eu não conseguiria dizer melhor. Tens toda a razão na análise que fazes a esses mentecaptos que pensam com os pés e não com a cabeça.Os clubes de futebol a partir do momento que passaram a SAD'S deixaram de ser clubes e passaram a ser empresas, perdeu-se a mística. Lembro-me, lembras-te?, quando íamos ao velhinho Estádio de Alvalade e ouviamos a constituição da equipa do nosso querido Sporting? Damas (Que saudade!), Mourato, Veñâncio, Gabriel, Virgilio, Oceano, Carlos Xavier, Sousa, Mário Jorge, Manuel Fernandes, Jordão. E agora? Brasileirada às carradas, argentinos, croatas, russos chilenos e dos pouco portugueses quantos formados pelo clube ou com amor ao clube? E os "chulos" Costinhas e outros, gostam ou respeitam o clube que lhes engorda a conta bancária?
    Por tudo isto e não só cada vez mais o futebol actual é para os fanáticos e para os "doentes", para mim já acabou há muito.

    Só me interessa o futebol para ver a Selecção e o clube das galinhas levar no toutiço.

    Um abraço

    Almeidinha

    ResponderEliminar
  8. Como Benfiquista de corpo e alma, dá-me pena ver a dor e sofrimento pelo que estão a passar neste momento os sportinguistas( de verdadeiro nome), sem chama e apelo ao clube e á equipa.
    Nós tambem ja atravessa-mos o deserto e chega-mos ao oasis, precisam de sangue novo da direcção que não tenham compadrios com os Bancos e deixarem de andar a reboque do Pinto Costa, que em todos os negócios(quer financeiramente quer institucionalmente) tem prejudicado o Sporting.
    O Costinha, embora nunca e referi varias vezes o tenha visto como lider de homens, e sempre teve intervenções publicas bastante infelizes tocou na ferida do clube e qual foi resultado, foi corrido do clube, quem esta contra o sistema da monarquia existente é corrido porque pôe em causa o sistema existente em causa.
    Este é o momento em que todo o mundo leonino tm de parar e pensar como um todo, caso contrário isto pode ser o principio do fim do sporting como um dos clubes lideres nacionais
    Saude e saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar