sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

POR ONDE ANDEI EM 2010 - VI

Junho (2010) já vai a meio, o calor aperta e nada melhor que conhecer mundo, Juan José Millás foi um belo cicerone mas JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS nas CONVERSAS DE ESCRITORES não deixa os seus créditos por mãos alheias e apresenta-me alguns dos seus colegas de ofício (Ian MCEwan, Luis Sepúlveda, Sveva Casati Modignani, Paulo Coelho, Miguel Sousa Tavares, Isabel Allende, Gunter Grass, Jeffrey Archer, José Saramago e Dan Brown) que para além das suas reflexões sobre a vida, o mundo e a escrita fico a saber ainda as histórias de bastidores destes encontros de José Rodrigues dos Santos com estes dez dos maiores escritores (vivos) da literatura universal contemporânea, para uma série de entrevistas na RTP em 2009.

Viajo depois no espaço e no tempo e desloco-me para o Haiti e fixo-me no séc. XVIII.

ISABEL ALLENDE (na foto) – n A ILHA DEBAIXO DO MAR centra-me no tema da escravatura - tema muito actual, considerando que ainda hoje existe em muitos países do mundo- E assim sou levado a participar nos acontecimentos que decorrem durante as quatro décadas da vida de Zarité (a voz de uma lutadora que não olha a meios para alcançar a liberdade).
Sob a égide da escravatura e da liberdade navego por mares do inconfundível realismo mágico e fico a conhecer a obra a vida dos escravos haitianos no século XVIII.
Entre plantações de cana de açúcar e uma vida de negros sem vida, fico submerso num ritmo de sensações (as deles) e sou transportados ao sítio onde convivem demónios, deuses, vivos, mortos, negros, brancos, a crueldade e ...a esperança.


Viajo depois para o gueto judaico de Varsóvia, Outono de 1940, quando os nazis encerraram quatrocentos mil judeus numa pequena área da capital da Polónia, criando uma ilha urbana cortada do mundo exterior. É RICHARD ZIMMLER n OS ANAGRAMAS DE VARSÓVIA que me conduz até aos recantos mais proibidos de Varsóvia e aos mais heróicos recantos do coração humano.

Com a psicóloga JOANA AMARAL DIAS fico a conhecer, através dos MANÍACOS DE QUALIDADE, a paranóia de Fernando Pessoa, o louco e arruaceiro rei D. Afonso VI que à noite se juntava à maior escumalha da época e saía à rua para agredir e maltratar quem encontrasse na sua frente, o psicopata e cineasta João César Monteiro, o tal que fez uma filme-subsidiado, de duas horas e tal com um pano preto a tapar a câmara, são portanto duas horas totalmente às escuras.....o Estado-limite de personalidade Marquês de Pombal, a pseudo-loucura de D. Maria I que se julgava oca por dentro e (ainda bem viva) se julgava a si mesmo morta há muito tempo, o delírio de Cotard a bipolaridade de Antero de Quental, a perturbação histrónica de Margarida Vitória e a esquizofrenia de Ângelo de Lima.

Viajando no tempo fixo-me em meados de mil e oitocentos e ANTONIO ORLANDO RODRIGUES dá-me a conhecer a liliputiana cubana CHIQUITA (26 centímetros de altura) que apesar da sua pequenez (ou talvez por isso) brilhou no vaudevile novaiorquino, parisiense e londrino. É uma vida cheia, de muitos amores, desamores, felicidades e traições.


Com IRVIN D. YALOM oiço MENTIRAS NO DIVÃ dissecar a complexidade das emoções humanas, estudando as delicadas fronteiras entre terapeuta e inquisidor, confidente e amante. Com este psicoterapeuta e professor de Psiquiatria na Faculdade de Stamford (USA) tomo conhecimento das acusações feitos a alguns terapeutas nos EUA, como por exemplo, àquele que dormiu com uma paciente (e cobrou-lhe) durante cada sessão, duas vezes por semana, ao longo de oito anos e a um outro pedopsiquiatra que foi apanhado num motel com uma paciente de 15 anos e que estava totalmente coberta com calda de chocolate.

E assim, conhecendo novas terras e novas gentes, o ano vai avançando ..........e eu a caminhar para uma Alemanha rural ............ tencionando depois voar para os EUA para uma breve conversa com um dos bons escritores do nosso tempo (Paul Auster, na foto). Até breve

3 comentários:

  1. As tuas reflexões sobre tantos escritores, são gratificantes e também motivadoras."Que bom teres disponibilidade para a leitura".Também gosto!Nesta vida tão complexa;Ler é (alimento).
    Abraço
    Anali

    ResponderEliminar
  2. Só tenho de dar-te os parabéns pelos os Temas que vais apresentado e das escolhas que vais lançando, dando uma forma de viver, gratificante e cultural, para quem, que é o meu caso, em nada me aplico a esta temática, Leitura.
    Um abraço
    W

    ResponderEliminar