terça-feira, 19 de outubro de 2010

OS LIVROS DA MINHA VIDA - I

“Viviam Ursus e Homo ligados por estreita amizade. Ursus era um homem, e Homo era um lobo. Entre as disposições naturais dos dois estabelecera-se convencional harmonia. Fora o homem quem baptizou o lobo. Provavelmente também escolheu o nome que usava: achando Ursus bom para si, julgara Homo bom para a alimária”
Foi este o segundo livro que li de Victor Hugo (O HOMEM QUE RI). Uma verdadeira pérola.


“Os Miseráveis” foi a primeira obra, bem no princípio da minha adolescência e que, sem dúvida, me injectou o vício de ler.
Seguiram-se outros, qual deles o melhor (Nª. Srª. de Paris, Han de Islândia, Os Trabalhadores do Mar, etc. etc..

Victor-Marie Hugo-Besançon (França), 26 deFevereiro de 1802-Paris-22 de Maio de 1885.

Inicio hoje uma conversa sobre os livros da minha vida, pelo menos aqueles de que mais gostei e que, de algum modo, a eles volto sempre. Sendo assim, teria mesmo de começar por Victor Hugo.

Tudo o que se relacionava com este grande escritor francês eu guardava, e num destes últimos dias, quando folheava a biografia de Victor Hugo, de Francois Mauriac, um livro muito antigo da editora Livros do Brasil (custou-me trinta escudos à época), (gosto de meter entre as páginas dos meus livros as mais variadas coisas, fotos, publicidade, recortes de jornais, revistas, só lá não meto notas do BP –por razões obvias-) e assim encontrei entre as suas páginas um recorte do jornal ABOLA, uma crónica de 1985 do jornalista Baptista Bastos em que falava de Victor Hugo e dele recordava esta frase lindíssima:
“A melancolia é a felicidade de estar triste”

2 comentários:

  1. Caro Severino,
    Quando se fala de Victor Hugo, os homens deviam por-se de pé! "Papá Hugo todo poderoso" assim se lhe referia o nosso Eça de Queiroz.
    Tal como tu li todas as obras deste grande escritor e acima de tudo um GRANDE HOMEM que pautou toda a sua vida pela Liberdade, pela Justiça pela Equidade Social e pelo respeito ao seu semelhante. E foste tu que há 30 anos me disseste: tens de ler este livro "Os Miseráveis" uma pérola, uma bíblia!!!!. Foi Victor Hugo que também disse: Deus ao criar o rato disse: já fiz asneira, e tratou de criar o gato, logo o gato é uma errata do rato.
    Um abraço e que tenhas sempre inspiração, e tempo para dedicares a este teu interessante blog.
    Almedinha

    ResponderEliminar
  2. De Victor Hugo só li os Miseráveis, um livro verdadeiramente fantástico de revolta e impotência. As várias versões cinematográficas que já foram produzidas não são nem de perto nem de longe o espelho do livro. O mesmo é contagiante e apetece-nos saltar par dentro dele para aliviar as injustiças dos homens.
    Há tantas obras sensacionais para ler ...
    Grande abraço

    ResponderEliminar