sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O NOBEL PORTUGUÊS

Quando passam hoje doze anos (8.10.1998) sobre a atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao grande escritor português José Saramago, recordo algumas palavras do seu discurso de laureado quando fez a leitura do Nobel no Salão Nobre da Academia Sueca, em Estocolmo.

Durante 40 minutos fez a leitura das 12 folhas que levou escritas e este discurso foi mais uma peça de literatura que acrescentou à sua obra. “O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever. Às quatro da madrugada, levantava-se da enxerga e saía para o campo, levando ao campo meia dúzia de porcos.

E assim foi contando num português fiel a história de seu avô Jerónimo e de sua avó Josefa. Aqueles que “no Inverno, quando o frio da noite apertava ao ponto de a água dos cântaros gelar dentro da casa, iam buscar às pocilgas os bácoros mais débeis e levavam-nos para as suas camas, assim os salvando de uma morte certa

Foi um momento único para Portugal duma figura humana fiel às suas raízes, orgulhoso da sua origem humilde, um português de raiz!

5 comentários:

  1. Seve;

    Ainda bem que há portugueses para relembrar outros (grandes ou não) para que não caiam no esquecimento. Esta passagem do discurso do escritor, é um dos momentos ternos e humanos da sua vida e que ele soube explicar com todo o naturalismo numa cerimónia normalmente mais catedrática e nisto o escritor foi natural, sincero e humano.

    Um abraço, amigo Seve.
    Osvaldo

    ResponderEliminar
  2. Não sei se o Sousa Lara concorda!

    ResponderEliminar
  3. Amigo Severino,

    São Homens assim que fazem falta neste nosso Portugal que está nivelado pela mediocridade, pela ambição desmedida, pela desonestidade, corrupção, falta de referências credíveis etc.
    O teu blog está com qualidade outra coisa não seria de esperar de ti.
    Um abraço.
    Almeidinha

    ResponderEliminar
  4. Efectivamente acabei por descobrir em Saramago a sua grandeza literária pouco tempo antes da sua morte.
    Para quem tinha apenas o Curso Geral do Comércio é de louvar tanta sapiência.

    ResponderEliminar
  5. Saramago
    Exemplo de Lutador que fica na História Contemporánia, e deixou uma Grande Obra para todos tentarem seguir, o melhor possível, e sempre na defesa dos seus ideais positivos, independentemente dos credos de cada um.
    W

    ResponderEliminar