sábado, 23 de outubro de 2010

O FIM DO CINEMA MUDO

Faz hoje (23/10) sessenta anos que morreu Al Jolson.

Al Jolson, nome artístico de Asa Yoelson, (Lituânia, 26 de Maio de 1886 - S. Francisco, 23 de Outubro de 1950) foi um cantor e actor que se consagrou nos Estados Unidos, tanto no cinema como na música e notabilizou-se ainda por nos seus espectáculos aparecer muitas vezes pintado de preto.

Lituano de nascimento, tornou-se um dos grandes ícones da cultura popular dos Estados Unidos durante a primeira metade do século XX.

Emigrou para os Estados Unidos em 1893.

A sua carreira teve início no ano de 1909 como actor e cantor, principalmente em comédias, tendo até um papel de destaque no espectáculo “La Belle Paree”, na Broadway.

No entanto, a sua carreira cinematográfica será sempre lembrada pela sua participação no primeiro filme falado da história - "O Cantor de Jazz" - de 1927.

E foi com este filme sonoro que se iniciou a queda do cinema mudo, do Chaplin, do Pamplinas……. (a queda do cinema mudo que não do Chaplin nem do Pamplinas, porque esses são eternos).

1 comentário:

  1. Lembro-me "do meu avô" António Lopes Ribeiro, falar de Pamplinas e Chaplin como quem devorava caramelos espanhóis. Havia um brilhozinho nos olhos que nunca esquecerei.
    Do Al Jolson tenho uma fraca memória pois a nossa TV, com apenas um canal, não era farta nem morria de amores por este gigante da Sétima Arte.

    ResponderEliminar