segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

"AMOK" - STEFAN ZWEIG - LEITURAS 2020 - XXII

 


Um livro, talvez um pouco datado, de um grande escritor (lido ainda em 2020).

Este livro, para além de "AMOK" contém ainda dois contos: "Carta de uma desconhecida" e "A colecção invisível", talvez por isso também "AMOK" possa ser qualificado como um conto.

"AMOK" mostra-nos uma análise profunda e densa de um drama psicológico de pessoas e de classes sociais elevadas onde a imagem pública e a honra sobrepõe-se muitas vezes às questões de moral e ética privadas.  

Stefan Zweig foi o mais popular escritor de língua alemã da primeira metade do século XX, nascido em Viena em 1881, no seio de uma família de riquíssimos industriais judeus. A sua fortuna permitiu-lhe fazer aquilo de que mais gostava — escrever e viajar—.

O deflagrar da I Guerra Mundial impediu que saboreasse plenamente a glória precoce como escritor e mais tarde, a II Guerra obrigou-o a emigrar para o Brasil, a que chamou País do Futuro. Ali pôs termo à sua vida aos 60 anos, juntamente com a sua mulher.

Curiosamente esta novela popularizou no Ocidente a palavra "amok" —quantas vezes não ouvimos esta frase: deu-lhe o amok (deu-lha a fúria)— 

É, como acima refiro, um livro datado, mas que se lê com interesse. Stefan Zweig é efectivamente um excelente escritor!

 


                                                            Stefan Zweig - Viena Áustria - 1881-1942


3,5 - interessante

0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima

1 comentário: