sexta-feira, 21 de junho de 2019

"O DIÁRIO SECRETO DE HENDRIK GROEN AOS 83 ANOS E 1/4" - LEITURAS 2019 - XI


Resultado de imagem para "O DIÁRIO SECRETO DE HENDRIK GROEN AOS 83 ANOS E 1/4"

Lar da 3ª. idade/Residência Sénior, a vida dos seus residentes e a forma como são actualmente tratados os idosos, o arrastar de pés atrás dos andarilhos, queixumes, solidão, suspiros angustiantes, gemidos, Alzheimer, demência, o retrato assustador do que é a vida real de um idoso num lar, tudo isto e muito mais nos conta este romance comovente, triste, mas por vezes divertido, e que se tornou um fenómeno literário em todo o mundo. 

Hendrik Groen é um pseudónimo e o lançamento deste seu diário (o relato de todos os seus dias durante um ano), causou um intenso debate na Holanda, o seu país de origem. A sua identidade é ate hoje desconhecida; será que terá a mesma idade do idoso retratado?

Hendrik Groen pode estar velho, mas ainda muito longe de estar morto, e espera não ser enterrado tão cedo. Os seus passeios diários são cada vez mais curtos porque as pernas começam a dar de si, e as suas idas ao médico são agora mais frequentes do que ele gostaria. Hendrik está velho, mas quem disse que tem de viver confinado ao lar para idosos perto de Amesterdão esperando que a morte chegue? 

O fim da vida aproxima-se e o lar da 3ª. idade é aqui retratado com a crueza que efectivamente a situação impõe. Os residentes a quem já ninguém visita, os amigos que já não existem, para além dos habitantes do lar... É realmente um tema muito delicado e que, página a página, nos põe a pensar, independentemente da nossa idade...


retive e anotei:

-Com a idade, reduz drasticamente o conhecimento que se tem de si mesmo. Da mesma forma que, inversamente, aumenta nas crianças à medida que crescem.



0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima



1 comentário:

  1. Infelizmente já vivi esta experiência, na pele de observador! Aguardemos o que o futuro nos reserva!

    ResponderEliminar