sexta-feira, 10 de maio de 2019

"NUNCA DANCEI NUM CORETO" - MARIA FILOMENA MÓNICA - LEITURAS 2019 -IX


Resultado de imagem para nunca dancei num coreto

Mais um livro lido desta excelente escritora, a socióloga Drª. Maria Filomena Mónica. E mais uma vez não me desiludiu, gostei!

Comecei a lê-la já há alguns anos com "Bilhete de Identidade" (bonita capa) onde fala de si e, ao que me lembro, dos outros e das mais variadas situações, sempre interessantes. É realmente uma boa escritora.e tenho pena de não a conhecer pessoalmente pois parece-me uma mulher que sabe o que quer, uma mulher forte, determinada, justa e extremamente culta pois tenho aprendido muito com ela.

Tal como já salientei também gostei deste "Nunca dancei num coreto", um conjunto de crónicas publicadas no Expresso entre 2011 e 1018. São interessantes, breves e quase todas de apenas página e meia, abordando os mais variados temas. 

Falando, por exemplo:
- dos velhos descobre-se que Portugal é hoje o sétimo país mais envelhecido do mundo.

- de Steve Jobs, alguém que um dia, declarou: Muitas vezes as pessoas não sabem o que querem até que lhas mostramos.

-recordando Henry Ford, o impulsionador do automóvel, que igualmente desprezava as sondagens: "se tivesse interrogado as pessoas sobre o que desejavam, provavelmente ter-me-iam dito que desejavam uma carruagem com cavalos mais velozes"


Resultado de imagem para maria filomena mónica
Maria Filomena Mónica - n.Lisboa 1943

retive e anotei:


Resultado de imagem para mary wollstonecraft

-Reconheço que as mulheres pouco são mencionadas na História, mas as coisas mudaram a partir do momento em que no séc. XVIII, uma mulher inglesa, Mary Wollstonecraft, publicou um livro defendendo os direitos femininos.




0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima

4 comentários:

  1. Nunca li nada desta autora. De entre os que o Severino já leu dela qual me aconselharia para começar?
    Eu estou a ler um livro que não é de literatura: "14 cartas ao Papa", escrito pelo polémico Padre Mário de Oliveira, aquele padre que escreveu "Fátima, nunca mais!" e "Fátima SA". Segundo ele, Jesus não fez milagres e Moisés não falou com Deus. É também muito contestatário, encostando o Papa à parede. Recomendo, embora o ache um pouco repetitivo, por vezes.

    ResponderEliminar
  2. Se há subjectividade é na recomendação de livros pois os gostos poderão até ser antagónicos, o que não quer dizer que seja o nosso caso. Então livros de ensaios muito pior, como é o caso dos da Maria Filomena Mónica porque quase todos os que li são livros de ensaios e, neste caso, penso que por qualquer um se pode começar, pois dá logo ver se gostamos da escrita dela, e no caso da MFM eu gostei de todos mas de nenhum em especial.

    No caso dum romance, aí já é diferente porque aí já lhe digo dos que gostei muito. Por exemplo, já leu Iréne Némirovsky? Então leia por exemplo "A suite francesa"; já leu Mário Benedetti? Então não deixe de ler "A trégua". Qualquer um da Flannery O'Connor, por exemplo, "Sangue Sábio".
    Obviamente que tudo isto poderá ser subjectivo, mas de todos os que indiquei gostei.
    Boas Leituras

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, vou seguir a recomendação e começar por "A trégua" do Mário Benedetti, pois já ouvi o nome do escritor algures e também diziam bem dele.

    ResponderEliminar
  4. Mário Benedetti é de um país com quem muito simpatizo, apesar de não conhecer -Uruguai, que já teve, entre 2010 e 2015, um Presidente absolutamente Sue generis -José Mújica, de quem, aliás, já falei neste meu blogue e que vale a pena conhecer nestes tempos em que já não há Alains Delons...

    ResponderEliminar