domingo, 7 de abril de 2019

"UMA LONGA VIAGEM COM ANTÓNIO LOBO ANTUNES" - JOÃO CÉU E SILVA - LEITURAS 2019 - V

Resultado de imagem para "UMA LONGA VIAGEM COM ANTÓNIO LOBO ANTUNES"  -  JOÃO CÉU E SILVA

António Lobo Antunes é, na minha opinião, um escritor difícil. Confesso que actualmente não me "atrevo" a começar a ler um livro seu (o último que li "esfrangalhou-me" (Explicação dos Pássaros)).
Todavia, gosto e continuo a ler todos os seus livros de crónicas.

Curiosamente gostei e entusiasmei-me com a leitura dos seus três primeiros livros "Memória de Elefante", "Os Cus de Judas" e "Conhecimento do Inferno". 

António Lobo Antunes é um escritor que me interessa muito pela sua personalidade e pela sua história de vida.

Este "Uma longa viagem com António Lobo Antunes" não sendo, como li algures, uma cara do escritor será talvez o escritor munido das suas muitas caras.

João Céu e Silva fez aqui um grande e muito interessante trabalho, e este não será propriamente um livro de entrevistas — isto é literatura —  

Gostei, saboreei com muito prazer este excelente livro e fiquei expectante com outras longas viagens do autor, por exemplo, com José Saramago.


Resultado de imagem para ANTÓNIO LOBO ANTUNES"

retive e anotei:  
-(pág. 22)  -  Não tenho computador. Gosto de desenhar as letras 

-(pág.29)   -  Há um velho provérbio húngaro que diz: "Na cova do lobo não há ateus"


-(pág.47)   -  Eu tenho uma vida muito simples. Infelizmente não gosto de comer, de maneira que como em restaurantes aqui perto e não ligo muito ao que me servem                

-(pág. 50)  -  Os bares estão cheios — via-o quando ia buscar o Zé (Cardoso Pires) —de escritores que não escreviam, de pintores que não pintavam e de cantores que não cantavam

-(pág.306) -  Eu não sei mexer num computador, não tenho cartão multibanco, não tenho    automóvel,não tenho cartão de crédito...


-(pág.309)  - Conhece aquela célebre história de Picasso sobre os retratos de Jacqueline    todos verdes e há um que é encarnado, e aquilo era muito discutido até que foram perguntar ao homem. Porquê encarnado? E ele respondeu: "porque se me acabou o verde"  


-(pág.419)  -  "Pensar é ouvir com mais força" - Beckett


Resultado de imagem para antonio lobo antunes
António Lobo Antunes - n. Lisboa - 1942

0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima

Sem comentários:

Enviar um comentário