sábado, 20 de abril de 2019

"OS VÍCIOS DOS ESCRITORES" - ANDRÉ CANHOTO COSTA - LEITURAS 2019 - VIII

Resultado de imagem para "OS VÍCIOS DOS ESCRITORES" - ANDRÉ CANHOTO COSTA

JAMES JOYCE confrontado com a ilegibilidade da sua escrita, o autor do misterioso, enigmático, e, segundo alguns, incompreensível "Ulisses" o autor respondeu; em vez de escrever um livro para ser lido por um milhão de pessoas, preferia escrever um livro que uma pessoa pudesse ler um milhão de vezes.

JAROSLAV HASEK ("O valente soldado Chveik") - Anarquista, passava o tempo a beber. Depois de embriagado, ia fazer as necessidades diante da esquadra da polícia.

MARCEL PROUST parece ter desenvolvido um genuíno gosto por jovens raparigas menores. Quando mais velho usava sempre luvas não apertando a mão a ninguém, mais por hipocondria do que por snobismo. Sempre rodeado de formol e outros desinfectantes.

WILLIAM FAULKNER era um homem tímido, com receio das multidões e da exposição pública. Desconfiava dos médicos, curando tudo com whisky, desde uma dor de garganta a uma distensão nas costas.

HERMAN MELVILLE tiranizava a vida familiar, sobretudo quando bebia. 

KAFKA um hipocondríaco vegetariano com um gosto suspeito por menores.

EÇA DE QUEIROZ um mulherengo vaidoso com tendência para o cinismo.

CAMILO CASTELO BRANCO um maníaco-depressivo, com tendência para o jogo.

CHARLES DICKENS manteve uma amante secreta e expulsou a mulher de casa.

GOGOL era uma fanático religioso e um homossexual reprimido.

DOSTOIEVSKI arruinou financeiramente a família no casino.

Realmente, como salienta o autor deste livro, os especialistas em literatura  afirmam que a vida dos escritores não tem utilidade para compreender os seus livros e, sem dúvida que algumas passagens deste livro comprovam-no.

É um livro que se lê com curiosidade e interesse, os capítulos não são extensos, o que é algo que muito contribui para uma leitura agradável. Eu gostei.

Contudo, não posso deixar de realçar que algumas das minhas expectativas sobre esta obra foram algo defraudadas —é que o título do livro, na verdade, não será o mais adequado para não dizer até de alguma "habilidade infantil", pois que, na minha perspectiva, estes vícios dos escritores não são mais do que pequenas biografias não muito diferentes das que já foram mil vezes difundidas. Mas é escritor para eu estar atento.



Resultado de imagem para ANDRÉ CANHOTO COSTA
André Canhoto Costa - Oeiras  1978


0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima



Sem comentários:

Enviar um comentário